Os utilizadores do Facebook e do Instagram, coordenados e geridos pela Meta Plataforms, vão poder partilhar publicações que incentivem à violência contra os russos, como “morte aos invasores russos”. Segundo a agência Reuters, que teve acesso a uns emails internos, esta é uma mudança temporária na política de discurso de ódio da empresa. De fora desta alteração ficam apelos à violência contra civis russos.
Além disso, a Meta está também a permitir que sejam partilhadas publicações em que sejam incentivadas ações que levem à morte do Presidente russo, Vladimir Putin, assim como do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko. Estas publicações só poderão ser partilhadas se não afetarem também outros alvos ou se não tiverem indicadores que validem a sua credibilidade, como o local ou um método.
“Como resultado da invasão russa da Ucrânia, temporariamente permitimos formas de expressão política que normalmente violariam as nossas regras, de discurso violento, como “morte aos invasores russos”. Ainda não permitiremos apelos credíveis à violência contra civis russos”, disse um porta-voz do Meta em comunicado, citado pela agência, esta quinta-feira.
As alterações temporárias aplicam-se apenas na Arménia, Azerbaijão, Eslováquia, Estónia, Geórgia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Rússia e Ucrânia.
A Rússia vai classificar a Meta como “organização extremista”
Já esta sexta-feira, em resposta, a Rússia abriu um processo criminal contra a Meta. Os promotores russos pediram ao tribunal que designasse a empresa como uma “organização extremista”, e o regulador de comunicações disse que estava a restringir o acesso ao Instagram.
“Foi iniciado um processo criminal devido aos pedidos ilegais de assassinato e violência contra cidadãos da Federação Russa por funcionários da empresa americana Meta, proprietária das redes sociais Facebook e Instagram”, afirma o Comité de Investigação da Rússia, avança a agência Reuters.
Não ficou imediatamente claro quais poderiam ser as consequências do caso criminal e não foi emitido nenhum comunicado por parte da Meta.