Os Estados Unidos continuam a viver dias difíceis, com o Presidente a recusar-se a aceitar o desfecho das eleições, 24 dias depois de os americanos terem ido a votos. Donald Trump continua a falar em “vitória esmagadora”, em “fraude eleitoral em todo o país”, e em eleições “100% roubadas” e a recusar a contagem final dos votos.
Nos últimos dias, Donald Trump fez demissões na sua equipa legal (saiu a advogada ultra-conservadora Sidney Powell), fez indultos presidenciais (perdoou o ex-conselheiro Michael Flynn, que confessou em 2017 ter mentido ao FBI) e continua a recusar a sua derrota, ao mesmo tempo que as equipas de passagem de testemunho começam a trabalhar.
O Presidente eleito Joe Biden continua a formar a sua equipa, com algumas surpresas, e a tentar pacificar, com um discurso de calma e união, uma nação dividida e espicaçada por um ainda Presidente cuja missão exclusiva parece ser lançar o caos. Uma coisa é certa: as teorias da conspiração e o negacionismo vão continuar, mesmo dentro do partido republicano, que elegeu candidatos para o Senado que, por exemplo, acreditam nas teses do QAnon. Uma aceitação da vitória justa de Joe Biden por parte de Donald Trump e grande parte dos seus seguidores parece pois improvável.
Estes foram alguns dos temas em debate no FOCO EUA desta semana, com Mafalda Anjos, Filipe Fialho e Pedro Dias de Almeida. Veja o video.