Pelo menos 35 pessoas morreram e dezenas de pessoas ficaram feridas na sequência de um atropelamento em massa, esta segunda-feira, no sul da China. Várias pessoas praticavam exercício físico no Centro Desportivo de Zhuhai, na província de Cantão, quando um carro SUV avançou sobre a multidão e “atropelou vários peões”, de acordo com um comunicado da polícia local. O condutor, um homem de 62 anos identificado como Fan, tentou fugir mas acabou por ser detido poucas horas após o incidente. Ainda não são desconhecidas as motivações para o ataque.
De acordo com a imprensa chinesa, todos os feridos foram enviados para quatro hospitais da região de Zhuhai para receberem tratamento, com uma das unidades a receber mais de 20 pessoas. As autoridades ainda não confirmaram o número total de vítimas.
Em vídeos publicados na internet, geolocalizados pela CNN, é possível observar dezenas de pessoas, ccom roupas desportivas, deitadas numa pista de atletismo, com sapatos espalhados à sua volta. A maioria das vítimas eram pessoas de meia-idade e idosos, mas há também registos de adolescentes e crianças feridos. “O veículo bateu a toda a volta, ferindo pessoas em várias secções da pista circular do campo desportivo, nas zonas leste, sul, oeste e norte”, referiu uma testemunha, citada pelo mesmo órgão de comunicação.
O Centro Desportivo ao ar livre é frequentado por vários residentes da cidade de Zhuhai. Após o incidente, o recinto anunciou que vai estar encerrado até nova ordem. O ataque ocorreu na véspera da maior exposição aérea civil e militar da China, que irá decorrer entre 12 e 17 de novembro.