O nome Zhang Yiming pode não ser familiar, mas o fundador da ByteDance, empresa-mãe da aplicação TikTok, ascendeu até ao patamar de pessoa mais rica da China. De acordo com a revista Hurun, a chamada “Forbes chinesa”, a fortuna de Zhang ascende a 350 mil milhões de yuan (45,36 mil milhões de euros).
Assim, este é o primeiro bilionário nascido na década de 1980 a chegar ao topo da lista, depois de ter subido quatro lugares, em relação à classificação de 2023. A riqueza do empresário aumentou 105 mil milhões de yuan (13,6 mil milhões de euros), em relação ao ano anterior, um aumento de 43%, impulsionado especialmente pelo TikTok.
A restante lista é completa pelo empresário Zhong Shanshan, com uma fortuna de 340 mil milhões de yuan (44,07 mil milhões de euros), depois de ter estado quatro anos no topo da lista. Em terceiro lugar está Ma Huateng, fundador da empresa de videojogos e redes Tencent, com 315 mil milhões de yuan (40,8 mil milhões de euros). Huang Zheng, fundador da Pinduoduo, o operador da aplicação Temu, caiu para o quarto lugar, com 245 mil milhões de yuan (31,75 mil milhões de euros).
Entre os novos nomes, destaca-se a família do magnata do imobiliário Li Ka-shing, que entrou pela primeira vez no top 10 e Lei Jun, fundador da Xiaomi, que aumentou a sua fortuna em 38%, atingindo 130 mil milhões de yuan (16,85 mil milhões de euros).