Após a desistência de Joe Biden, atual Presidente dos Estados Unidos, no passado domingo, Kamala Harris, vice-presidente americana, tem sido apontada como o nome mais provável do partido democrata à luta pela liderança da Casa Branca. Apesar da sua candidatura ainda não ser oficial – o que deverá acontecer após a aprovação da Convenção Nacional do Partido Democrata, que acontecerá entre 19 e 22 de agosto, em Chicago – desde que anunciou a intenção de entrar na corrida eleitoral, a ainda vice-presidente já reuniu um elevado número de apoios para a campanha – cerca de 100 milhões de dólares – bem como o apoio público de várias personalidades conhecidas.
Uma das mais conhecidas demonstrações de apoio surgiu de Charli XCX, uma cantora britânica que, horas depois do anúncio de Kamala, escreveu na sua página pessoal da rede social X – antigo Twitter – “Kamala is Brat” – em português “Kamala é brat”. Uma frase que, em poucas horas, ganhou um alcance gigantesco na internet e que está a ser aproveitada pela equipa de campanha de Kamala para chegar aos eleitores mais jovens .
A artista Charli XCX, de 31 anos, lançou no passado 7 de junho o seu novo álbum de música, intitulado “Brat”, que está a fazer sucesso nas plataformas musicais. A coletânea de canções, a sexta da cantora, tem sido bem recebida pelo público e dominado a cultura pop no último mês através da cor – verde-limão – escolhida para a capa do álbum e ao redefinir o termo “Brat”. O novo trabalho de Charli está na origem de múltiplos memes e tendências da internet criados e consumidos, sobretudo, pelas camadas mais jovens.
O que significa “Brat”?
Originalmente utilizado para descrever crianças e jovens mal comportados, “Brat”, tornou-se, este verão, numa verdadeira “filosofia de vida”, inspirada nos anos noventa e na cultura rave. Segundo Charli, “Brat” é alguém que é “um pouco desarrumado que gosta de festas e talvez diga algumas coisas estúpidas às vezes, que se sente ela própria, mas que também tem colapsos por vezes, mas que se diverte com isso”. A nova noção da palavra pretende encorajar a autenticidade e a aceitação das pequenas imperfeições consideradas “provas da humanidade”.
O essencial para um “verão Brat”, segundo a britânica, é “um maço de cigarros, um isqueiro Bic, um top branco com alças e sem sutiã”. No seu videoclipe, para música “360”, para além de Charli, surgem também Chloë Sevigny, Julia Fox, Hari Nef e Emma Chamberlain e a modelo Gabbriette, “It girls” da internet.
Ao ser declarada uma “Brat”, e sobretudo ao aproveitar-se desta tendência, a equipa de campanha de Kamala Harris, aproxima-se mais facilmente das gerações com maior presença nas redes sociais. De forma a alinhar-se com a recente sensação da internet, a conta de Twitter da campanha de Harris mudou o seu nome de utilizador para KamalaHQ, bem como a sua fotografia de capa para a cor do álbum da cantora- verde limão -, optando por estilo “Brat”. Já na sua conta de TikTok, um dos vídeos partilhados pela conta de Kamala é, de facto, “365” de Charli XCX.
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O “coqueiro” e as “rodas do autocarro”
Esta não foi a única tendência – ou meme – que Kamala integrou nos últimos tempos. Horas depois da desistência de Biden, o emoji de um coco – sim, o fruto – multiplicou-se pelas redes sociais e as pesquisas no Google por “coqueiro” aumentaram exponencialmente. Tal deve-se a uma onda de memes com base num momento caricato da democrata no ano passado. “Achas que acabaste de cair de um coqueiro?” – ou, na versão original, “You think you just fell out of a coconut tree?” – foi uma frase proferida por Harris, em 2023, enquanto discursava num evento da Casa Branca sobre as oportunidades de educação de jovens imigrantes.
“Ela [a sua mãe] dizia-nos: Não sei o que é que se passa convosco, jovens. Achas que caíste de um coqueiro? Tu existes no contexto no qual vives e do que veio antes de ti” contou, na altura, Harris. Um momento do seu discurso que rapidamente se espalhou pela internet e deu origem aos mais variados memes, que contaram com a participação de Jared Polis, governador do estado do Colorado, Brian Schatz, senador do Havaí e JB Pritzker, governador do Illinois.
“Os memes são importantes. Os memes são, na verdade, uma forma complexa de transmitir informações às pessoas”, referiu Katherine Haenschen, professora de comunicação digital na Universidade de Northeastern à BBC News.
A vice-presidente é ainda presença na internet através de um vídeo onde surge a cantar uma versão da música infantil “Wheels on the Bus” – em português, “as rodas do autocarro” – e a declarar o seu amor por diagramas de Venn. Vídeos, partilhados sobretudo pelo Tik Tok, que têm recebido milhares de visualizações.
Multiplicam-se as declarações de apoio a Kamala
Para além de Charli XCX, Kamala Harris tem também recebido o apoio público de várias celebridades. Desde personalidades da música – como a rapper Cardi B – ao cinema e pequeno ecrã – como o ator George Clooney, Robert De Niro e Jamie Lee Curtis – nas redes sociais multiplicam-se as manifestações de apoio a Harris. “Ela é uma feroz defensora dos direitos das mulheres e das pessoas de cor e a sua mensagem é de ESPERANÇA e UNIDADE para a América numa altura de grande divisão nacional”, escreveu Curtis numa publicação da rede social Instagram.
Ademais, ficou recentemente conhecido que a artista Beyoncé deu permissão a Kamala Harris para usar a sua canção “Freedom” na sua campanha presidencial. Conhecida por ser rigorosa com as permissões em torno do seu trabalho, a cantora deu a sua aprovação à campanha na segunda-feira, horas depois do anúncio de Harris.
Também o antigo presidente americano e democrata Barack Obama declarou o seu apoio à candidatura de Kamala Harris
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