Richard “Rick” Slayman, o primeiro doente transplantado com um rim de porco geneticamente modificado, morreu quase dois meses depois a cirurgia, anunciou este sábado a família e o Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, onde esteve.
O paciente, de 62 anos, fez o transplante em março, e foi mandado para casa, com os cirurgiões a terem a convicção de que o rim de porco duraria pelo menos dois anos. Os cirurgiões disseram não ter qualquer indicação de que Slayman tivesse morrido por causa do transplante.
Umunyamerika Richard "Rick" Slayman wabaye umugabo wa mbere ku Isi wasimburijwe impyiko agahabwa iy'ingurube, yavuze ko yishimiye kugirana ibihe byiza n'inshuti n'umuryango we nyuma yo gusezererwa mu bitaro. #RBAAmakuru pic.twitter.com/h2G3IL5Tn8
— RADIO RWANDA (@Radiorwanda_RBA) April 4, 2024
“Os enormes esforços que levaram o xenotransplante deram à nossa família mais sete semanas com Rick, e as memórias desse período permanecerão nas nossas mentes e corações”, disse a família em comunicado.
A equipa de transplantes de Massachusetts, em comunicado, disse estar profundamente triste com a morte de Slayman e apresentou condolências à família.
“Slayman será para sempre visto como um farol de esperança para inúmeros pacientes transplantados em todo o mundo, e estamos profundamente gratos pela sua confiança e disposição para avançar no campo do xenotransplante”, referem.
Mass General is deeply saddened at the sudden passing of Mr. Rick Slayman. We have no indication that it was the result of his recent transplant. Mr. Slayman will forever be seen as a beacon of hope to countless transplant patients worldwide and we are deeply grateful for his… pic.twitter.com/I1dFqHZEmr
— MassGeneral News (@MassGeneralNews) May 11, 2024
“Rick” Slayman foi a primeira pessoa viva a ser submetida a esta xenotransplantação, que consiste em tratar doentes humanos com células, tecidos ou órgãos de animais. Anteriormente, tinham sido transplantados, temporariamente, rins de porco em dadores em morte cerebral.
Slayman já tinha feito um transplante de rim no hospital em 2018, mas teve de voltar à diálise no ano passado, quando o órgão mostrou sinais de falha. Quando surgiram complicações na diálise, os médicos sugeriram um transplante de rim de porco.