No aeroporto de Frankfurt, o aeroporto mais movimentado da Alemanha, a chuva e o granizo forçaram a interrupção de partidas, informou a agência de notícias alemã DPA.
O aeroporto apontou o perigo de aeronaves que tinham sido descongeladas antes de partirem congelarem novamente enquanto percorriam a pista. Algumas partidas foram retomadas à tarde, quando a chuva diminuiu, mas centenas de voos já foram cancelados.
A chuva e neve no oeste e no sul da Alemanha causaram muitos acidentes em estradas geladas na manhã de hoje. Por precaução, várias escolas e jardins-de-infância fecharam e algumas empresas ofereceram aos funcionários a opção de trabalhar em casa.
A transportadora ferroviária nacional Deutsche Bahn cancelou vários comboios de longo curso e anunciou que a velocidade máxima das suas composições de alta velocidade foi limitada a 200 quilómetros por hora por precaução.
O pequeno aeroporto de Saarbruecken fechou durante o dia e houve atrasos e cancelamentos em Munique e noutras cidades.
Em Oslo, o aeroporto da capital norueguesa foi fechado temporariamente devido a um forte nevão, que reduziu a visibilidade dos pilotos.
A porta-voz do aeroporto norueguês, Ylva Celius Trulsen, disse que a enorme quantidade de neve e vento que dificultava o tráfego era “muito invulgar”, o que levou a um encerramento “extremamente raro”. O tráfego aéreo foi entretanto reaberto.
Fortes nevões paralisaram o trânsito em grande parte da Escandinávia, com estradas obstruídas por carros retidos, atrasos nos transportes públicos, cancelamentos de rotas de ‘ferries’ e interdição de algumas pontes.
A polícia de várias partes da Dinamarca instou as pessoas a ficarem em casa. O sul da Suécia também foi afetado pela grande queda de neve.
HB // SCA