A Puma deixa de ser patrocinadora oficial da Seleção de Futebol de Israel. A notícia é avançada pelo Financial Times e confirmada por um representante da marca desportiva alemã ao “New York Post”. Segundo este porta-voz, a decisão foi tomada antes do dia 7 de outubro, data em que se deram os ataques do Hamas contra Israel que desencadearam o conflito na Faixa de Gaza que já fizeram mais de 10 mil mortos.
Segundo explica o representante da marca, o contrato entre a Puma e a Seleção de Futebol de Israel começou em 2018 e termina em 2024. É ainda exposto que terá ficado decidido desde o final do ano passado que a ligação entre a Puma e aquela seleção não iria ser renovada como parte de uma nova estratégia de negócios.
Desta forma, o porta-voz da Puma rejeita que o fim do patrocínio esteja relacionado com o apelo que tem sido feito a várias marcas para boicotarem Israel devido às ações militares em Gaza ou com as críticas à Puma, com ativistas pró-Palestina a acusarem a marca desportiva de apoiar colonatos de Israel na Cisjordânia.