A polícia tailandesa deteve um jovem de 14 anos pelo atentado que aconteceu num centro comercial em Banguecoque esta terça-feira. Segundo as forças de autoridade, o alerta foi dado às 17 horas locais e dava conta de disparos no interior do Siam Paragon. Até ao momento, há registos de três pessoas mortas e seis feridas, uma delas de nacionalidade estrangeira.
Os meios de comunicação tailandeses reportam que os disparos começaram numa zona de casas de banho do centro comercial. Em vídeos é possível ver uma multidão a correr para o exterior, orientada pelos seguranças do local, assim como há registos de pessoas que se abrigaram dentro de restaurantes desta unidade comercial. As ruas que dão acesso ao centro comercial Siam Paragon encheram-se de carros da polícia assim como de ambulâncias.
Srettha Thavisin, primeiro-ministro tailandês, falou sobre o atentado numa publicação feita no Twitter, rede social agora conhecida como X. “Estou ao corrente dos disparos que aconteceram no Siam Paragon e dei ordens à polícia para investigar. Estou preocupado com a segurança pública”.
Horas depois, Torsak Sukvimol, que está a coordenar a investigação policial, deu uma conferência de imprensa na qual revelou a detenção de um jovem. Disse tratar-se de um rapaz de 14 anos que terá sido o autor do atentado em Banguecoque e não ofereceu resistência quando as autoridades o capturaram.
A direção do centro comercial já emitiu um comunicado a lamentar o ocorrido. “Assim que o incidente aconteceu, a polícia e a equipa de segurança do Siam Paragon evacuaram imediatamente os clientes e empregados do edifício, priorizando a segurança de todos”. A nota tem ainda uma mensagem de agradecimento a todos os que se dedicaram a ajudar “no controlo desta situação”.