Os relatos de pessoas que encontram câmaras escondidas nos espaços privados do Airbnb são cada vez mais frequentes. As regras são simples: as câmaras são permitidas em zonas ao ar livre e até em salas de estar e outras áreas comuns, mas nunca nas casas de banho ou nas divisões onde se possa dormir.
Um dos exemplos é um episódio que aconteceu em abril deste ano, quando Kennedy Calwell e as suas 14 amigas descobriram, em Vancouver, no Canadá, uma câmara na casa de banho. Uma das raparigas disse que tinha a sensação de estar a ser vigiada. Nesse momento começaram a verificar “todos os chuveiros, todos os quadros, maçanetas, em todos os lugares da casa”, até que encontraram uma tomada na parede “voltada diretamente para o chuveiro” com uma pequena câmara.
O episódio foi relatado no TikTok e tornou-se um exemplo do que acontece em diversos pontos do mundo, sendo uma forma de alertar os utilizadores do que podem encontrar.
@kennedyallegedly Thank you Tiktok for saving the day #airbnb #stalker #hiddencameras #creepy ♬ original sound – kennedy
Mas como é que se encontram estas câmaras? Como se sabe se está a ser vigiado ou não? Keith Roberts é técnico da Advanced Sweeping, uma empresa que deteta dispositivos de gravação e deixou, em declarações ao The Independent, alguns conselhos e dicas para que não seja enganado.
“Há pessoas más no mundo”, afirma. “As câmaras e os dispositivos de escuta são muito mais comuns hoje em dia. Costumava haver um mercado mais seletivo e tinha de se conhecer alguém para conseguir um dispositivo destes. Agora são muito mais fáceis de adquirir – qualquer um pode comprá-los na Amazon ou no eBay”.
- Olhar para todo o lado
Em primeiro lugar, o ideal é observar o espaço. “Verifique itens comuns: contracapas de livros, espelhos, lâmpadas ou plantas. Procure em lugares lógicos; se alguém procurasse informações, colocaria um dispositivo na sala. Se a pessoa fosse um voyeur, provavelmente colocaria uma câmara nas áreas de vestir”, afirmou. “Verifique os locais que dão um melhor campo de visão e não obstruídos.”
2. Ilumine o espaço
Todos, com uma lanterna do telemóvel, conseguem verificar a presença de uma câmara. “Pode procurar uma lente com uma lanterna e terá 92 a 95% de precisão”, diz Roberts. “Apague todas as luzes e aponte uma lanterna lentamente para cada centímetro da sala – qualquer lente de câmara refletirá a luz de volta.”
3. O truque da unha
“O teste da unha é antigo, mas ainda funciona”, garante o especialista. “Coloque a unha contra o vidro. Num espelho real, não se consegue tocar no dedo no reflexo”. Mas se conseguir é um problema: é um sinal forte de que é um espelho de dois sentidos.
Como pode ver na imagem, a unha nunca toca no vidro, significando que é um espelho. O mesmo não acontece com um falso.
4. Webcams
Existem dois tipos principais de câmaras de vigilância: as que gravam num cartão SD e aquelas que são conectadas à Internet. Caso seja uma deste tipo pode conectar-se ao wi-fi e usar um scanner de rede gratuito para encontrar câmaras ligadas à Internet.
5. Denuncia
Caso encontre a câmara ou suspeite de tal deve contactar as autoridades locais, não fazendo denuncia ao proprietário do estabelecimento. Assim irá ter ajuda da polícia para resolver o problema.