O Presidente dos Estados Unidos da América está de visita à Irlanda, país que lhe diz muito por fazer parte da história dos seus antepassados. É frequente Joe Biden referir as suas raízes a este local que diz ter uma relação íntima. Mas, tal como aconteceu na última quarta-feira, nem sempre as suas declarações sobre o país parecem ser as mais corretas ou as mais felizes.
Esta quinta-feira a Casa Branca já veio corrigiu a gafe de Joe Biden que confundiu a equipa de râguebi All Blacks da Nova Zelândia com a força militar britânica conhecida como Black and Tans que aterrorizou a Irlanda de 1919 a 1921.
O Presidente disse: “Vejam a gravata que eu tenho. Esta gravata de trevo? Foi-me dada por um desses rapazes, que é um jogador de râguebi incrível que derrotou o Black and Tans”.
Biden estava a agradecer a Rob Kearney, um primo distante seu. A equipa de râguebi da Irlanda conquistou uma vitória famosa contra os All Blacks no Soldier Field em Chicago em 2016.
O erro rapidamente tornou-se tendência no Twitter, com muitos a criticarem o sucedido.
“Quem vier vestido de laranja não é bem-vindo”
Eem 2015, quando Biden era vice-presidente, o primeiro-ministro irlandês Enda Kenny visitou Washington no Dia de São Patrício [St Patrick’s Day]. Num momento fotográfico, Biden diz: “Quem vier vestido de laranja não é bem-vindo”, enquanto usava uma gravata verde.
Laranja é a cor associada à maioria protestante na Irlanda do Norte, enquanto o verde é usado como um símbolo principalmente pelos nacionalistas irlandeses católicos. A piada, às custas da Ordem de Orange, gerou críticas nas redes sociais.
“Posso ser irlandês, mas não sou estúpido”
No ano passado, o Presidente abriu um discurso no Dia de São Patrício na Casa Branca com uma piada sobre sua esposa Jill e a sua herança. “Padre, antes de começar – abençoe-me, padre, pois estou prestes a pecar. Eu, bem, só quero que saiba, posso ser irlandês, mas não sou estúpido . Casei-me com a filha de Dominic Giacoppa. [avô de Jill Biden] então, sabe, tenho um pouco de italiano em mim agora”.
A piada foi recebida com risos na sala e não houve reação das autoridades irlandesas. Novamente foi criticado nas redes sociais, principalmente no Twitter. O presidente repetiu a mesma piada uma outra vez.
“Não sou irlandês porque não bebo”
“Quando fui à Irlanda, foi uma ótima experiência. Já estive na Irlanda muitas vezes, mas não para realmente observar- para ver os meus familiares”, disse mais recentemente. “E há tantos – e eles realmente não estavam na prisão”, brincou o Presidente.
O líder dos EUA não bebe álcool, e, em tom de brincadeira, no mesmo momento, disse que isso o inibia de ser irlandês. “Existe um lugar chamado Finnegan’s pub … que é da minha família”, continuou o presidente. “Sou o único irlandês que já conheceram, porém, que nunca bebeu, então estou bem. Eu na verdade não sou irlandês”.