Depois do Natal e Ano Novo, em Espanha as festas ainda não acabaram. Esta sexta-feria, 6, celebra-se o Dia de Reis – Día de los Reyes Magos -, uma data importante para os espanhóis, em que as ruas se enchem de gente, as luzes e as músicas estão por toda a parte e a família se reúne para a troca de prendas. Mas neste dia também se aguarda, ansiosamente, que saiam os vencedores da lotaria ‘El Niño’.
Como é habitual, os espanhóis apostam, um pouco pelo território, neste sorteio que é uma espécie de segunda oportunidade para quem não teve sorte na lotaria de Natal, em Dezembro de 2022.
A loteria espanhola funciona como uma espécie de rifa, com cem mil combinações de cinco números, entre 00000 e 99999. Cada combinação pode ser reproduzida 50 vezes, gerando vários vencedores em cada categoria. Esta é uma das razões pelas quais é tão concorrida, sendo que as hipóteses de ganhar um prémio no El Niño são maiores do que no sorteio de Natal.
O Sorteio Extraordinário da Loteria de 2023 já aconteceu na manhã desta sexta-feira e o primeiro prémio é 89603, que foi vendido inteiramente em L’Escala (Girona).
Há referências documentais de que em 1868 esta rifa já era popularmente conhecida como ‘El Niño’. Desde 1941 que este sorteio se tornou um símbolo da época, sendo agora o segundo mais importante da Loteria Nacional.