Nascida à 1h29 (hora local) em Tondo, nas Filipinas, Vinice Mabansag foi a bebé que elevou a população mundial para os oito mil milhões, no dia 15 de novembro. Nesse mesmo dia, os representantes da Comissão Filipina de População e Desenvolvimento dirigiram-se ao local para dar as boas-vindas à pequena Vinice.
Esta bebé representa um caminho de 12 anos até este marco populacional, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). “Este crescimento sem precedentes deve-se ao aumento gradual da expectativa de vida humana devido a melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina. É também o resultado de altos e persistentes níveis de fertilidade em alguns países”, afirmaram as Nações Unidas, em comunicado.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), os que mais contribuem para o crescimento a cada mil milhões desde 2010 são a Ásia e África, o que voltará a acontecer com os próximos mil milhões, em 2037, com a Europa a contribuir negativamente.
A continuar neste ritmo, a ONU estima que a população mundial deverá ultrapassar os nove mil milhões em 2037, e os 10 mil milhões em 2058.