Foi a colocar espuma de barbear, cereais, gomas e todo um outro tipo de objetos na sua cabeça careca que Shell Rowe se tornou viral no TikTok. Com quase 700 mil seguidores, a jovem mostrou que, com alguma criatividade e positividade, se consegue ultrapassar tudo, inclusive um cancro em grau 4, quando um tumor já metastizou para outras partes do corpo como, por exemplo, o fígado ou os pulmões.
Em 2019, a estudante de cinema descobriu que tinha um nódulo do “tamanho de uma bola” no pescoço, tendo sido, mais tarde, diagnosticada com Linfoma não Hodgkin, um tumor que tem início no sistema linfático, uma rede de vasos e glândulas por todo o corpo. Hoje, em 2022, com 23 anos, Shell está em fase de remissão.
@shellrowe They’re locking the kitchen cupboards as we speak #cancer #nhs #shellshairstyles #lymphoma #bald ♬ original sound – Jaelin joyner
“Os meus vídeos de penteados bombaram no TikTok e achei que era uma ótima maneira de aumentar a consciencialização [sobre o assunto], ganhar dinheiro e divertir-me com isso”, cita o Independent. “A positividade através dos meus vídeos é muito importante para mim.”
A jovem conta que, além do caroço, sentia outro tipo de sintomas, como fadiga muito intensa e suores noturnos. “Mas foi só quando notei os caroços que fui ao médico de família”, revela. “Eu não levei nada a sério – eu e minha família estávamos sempre a rir por causa disso. Foi só quando recebi o meu diagnóstico é que percebi o quão sério era.”
Depois de diagnosticada, uma das coisas que mais preocupava Shell era a sua aparência. “Eu me preocupava-me muito com a minha aparência sem cabelo e perguntava a mim mesma como iria conseguir sair de casa sem ele.”
Uma semana depois de saber que tinha cancro, a jovem começou a quimioterapia. “Em pouco tempo, o meu cabelo começou a cair aos montes no chuveiro”, conta. “Foi muito traumático perdê-lo porque acabei por ficar com sepsis [acontece quando as bactérias causadoras de uma infeção provocam uma resposta exagerada do nosso organismo] e uma infeção intestinal. Eu estava muito mal. Fui para o hospital quando meu cabelo começou a cair”, recorda.
@shellrowe One in a million bby ???????? (musicad) #aliciakeys #selflove #growth #hair #cancer #bald ♬ Trillions (feat. Brent Faiyaz) – Alicia Keys
Assim que teve alta, uma semana depois, foi diretamente para o cabeleireiro. “Eu recomendo sempre que as pessoas rapem o cabelo antes que ele caia, porque isso parece dar um pouco de controlo à situação”.
A auto-aceitação, conta a tiktoker, é o principal foco dos seus vídeos. “Como estudante de cinema e televisão, está em mim querer contar histórias – foi sempre assim que eu lidei com as coisas – então fazer vídeos tornou-se a minha maneira de lidar com a situação”, disse ela.
“Se enganar-mos o nosso cérebro para pensar que as coisas não são assim tão más, então as coisas realmente não parecerão tão más. Temos de fingir o riso até começar a rir de verdade”, diz.