Foi no dia 24 de novembro de 2021 que Trevor Jacob publicou um vídeo no Youtube a sobrevoar a floresta nacional de Los Padres, na Califórnia. Na gravação a hélice do seu avião parou de funcionar, despistando-se no meio das montanhas, enquanto o youtuber aterrava de paraquedas.
Apesar de na altura o jovem ter feito parecer um acidente, agora a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA concluiu que Jacob despistou o seu avião intencionalmente para obter mais visualizações, retirando-lhe a licença de piloto.
Assim, a Administração de Aviação determinou que Jacob tinha despistado o seu Taylorcraft BL-65 de 1940 propositadamente. “Em 24 de novembro de 2021, demonstrou falta de cuidado, julgamento e responsabilidade por ter escolhido saltar de uma aeronave apenas para gravar as imagens do acidente”, lê-se no documento.
A entidade justificou a acusação apontando o fato de Jacob ter anexado várias câmaras na parte externa do avião, incluindo uma câmara apontada para a hélice “para gravar imagens de vídeo do lado de fora e do interior do avião a voar.”
Além disso, mencionaram ainda que o youtuber já tinha um paraquedas preparado, que abriu a porta do lado esquerdo antes de alegar que o motor falhou e a tentativa falhada de comunicar com a equipa de controlo aéreo antes de saltar.
Jacob também não procurou áreas seguras para pousar, embora “houvesse vários [locais seguros] dentro do seu alcance” e soltou do avião enquanto segurava a câmara.
Em resposta Jacob publicou um outro vídeo no YouTube. “Eu não pensei que apenas publicar um vídeo de uma aventura iria trazer tantas penas”, lamenta. “A comunidade da aviação tem sido muito dura comigo, e eu estou a pensar em desistir de vez, só porque sou odiado”, acrescentou.
Desde que colocou o vídeo online este acumulou mais de 2,2 milhões de visualizações.