Não sobreviveu nenhum passageiro ou tripulante do acidente com o avião da China Eastern Airlines, que voava de Kunming para a cidade de Guangzhou. A aeronave, que transportava 132 pessoas, caiu numa região montanhosa, perto da cidade de Wuzhou, no sul do país, esta segunda-feira.
A emissora estatal chinesa, CCTV, afirmou que “foram encontrados destroços do avião no local, mas, até agora, nenhum dos que estavam a bordo do avião foi encontrado”. Num comunicado, a companhia aérea “prestou homenagem aos mortos” da queda do avião.
Segundo o site FlightRadar24, o avião perdeu, em três minutos, cerca de 8 mil metros de altitude, antes de desaparecer do radar após as 14:22 locais (06:22 em Lisboa). A aeronave colidiu com as colinas e explodiu, provocando um grande incêndio.
Investigadores da Administração de Aviação Civil da China e da China Eastern já estiveram no local para tentar descobrir o que aconteceu, mas o acesso é muito limitado, visto que é cercado por montanhas dos três lados, com apenas um pequeno caminho que leva ao local do acidente.
Credibilidade da Boeing
Pode levar semanas ou até meses até que os investigadores identifiquem o que fez com que o avião tivesse caído. Contudo, o resultado da investigação pode recair na Boeing, que recentemente teve a sua reputação manchada: em 2019, dois aviões da empresa caíram, morrendo 346 pessoas, na Indonésia e na Etiópia. Os dois acidentes prejudicaram a reputação da Boeing e prejudicaram os seus relacionamentos com companhias aéreas e reguladores de aviação em todo o mundo.
“Acho que será muito importante ver o que realmente aconteceu com este incidente em particular, porque há uma preocupação com a credibilidade”, disse Rob Spingarn, diretor administrativo da Melius Research, uma empresa de análise financeira, ao The New York Times. “Acho que a comunidade de investimentos fará uma pausa na Boeing até que essa informação seja divulgada.”
Em todo o mundo, os aviões 737-800 NG sempre transmitiram segurança nas últimas décadas, e muitos analistas e especialistas do setor não estavam inclinados a concluir que o acidente de segunda-feira indicava qualquer falha fundamental no projeto. Mesmo assim, as ações da Boeing caíram 3,6% e as ações da China Eastern fecharam o dia de ontem em queda de 6,5%.
Na segunda-feira, a Boeing disse que estava em contato com a China Eastern Airlines e com o National Transportation Safety Board, a agência que lidera os investigadores dos EUA.
A China é o segundo maior mercado de aviões da Boeing, depois dos Estados Unidos.