Enquanto a guarda de fronteira denunciou o início da invasão russa à Ucrânia durante a noite, com ataques coordenados em várias frentes, no norte, e principalmente no leste do país, com foguetes e helicópteros no setor sul, o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia indicou que o exército recuperou a cidade de Shchastia, na região de Lugansk, e abateu 50 soldados russos.
“Shchastia foi recuperada após o ataque do agressor russo. Durante a tentativa de ataque, os equipamentos inimigos foram destruídos e cerca de 50 inimigos foram mortos. Shchastia está em nosso poder!”, anunciou o Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia na sua conta na rede social ‘Facebook’.
Entretanto, o Ministério da defesa russo já veio dizer que as alegações ucranianas sobre perdas de aviões e blindados pelo exército russo são “uma completa mentira”.
O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje o início de uma operação militar no leste da Ucrânia, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, que reconheceu como independentes na segunda-feira.
SO // SB