A situação já era conhecida, mas tornou-se ainda mais alarmante depois de um vídeo na rede social Tik Tok se ter tornado viral, tendo mais de 276 mil visualizações: uma mulher afirma vender “ouro líquido” (leite materno) e ganhar mais de 10 000 de libras (mais de 11 000 euros). Com o aumento deste fenómeno foram vários os especialistas que ficaram preocupados.
Sarah Steele é investigadora na Universidade de Cambridge e explica que este tipo de vendas online é um risco e que muitos ainda não têm essa consciência. “É preciso lembrar que o leite materno é um fluído corporal. Recentemente, observei, e o que certamente aumentou muito rapidamente na última semana [por causa do vídeo no Tik Tok], são os anúncios em sites de leilões e mercados online com preços de compra imediata, informações mínimas sobre o vendedor e nenhuma referência a qualquer segurança, conselhos ou informações de qualquer tipo”, disse, citada no Guardian.
Neste sentido, e devido à procura por este tipo de produtos, o eBay removeu os anúncios do site, afirmando que tinha atualizado os seus filtros para impedir que o leite materno fosse vendido no futuro. “A venda de leite materno humano é proibida no eBay. Removemos os anúncios deste item e atualizamos nossos filtros automáticos”, responde a empresa ao The Guardian.
A especialista explicou no Twitter que, antes de o eBay ter bloqueado os anúncios, comprou leite materno. “Um deles [dos pacotes de leite] era uma lata de metal”, lê-se. Sarah Stteele garante e comprova que, para além dos recipientes não serem os mais adequados, os produtos também não são refrigerados.
“Não se tem ideia de quem ou o que é que está do outro lado da transação. É muito inseguro”, afirma Steele, alertando que o leite pode conter bactérias, drogas e vírus nocivos. “A maioria dos envios via Royal Mail não têm temperatura controlada e é aí que as bactérias se multiplicam. Os sites tiveram que implementar uma série de protocolos de segurança alimentar”.
O maior perigo é o citomegalovírus, frequentemente encontrado em casas com gatos. Embora o vírus seja inofensivo, pode causar sérios problemas de saúde aos bebés e adultos com sistema imunológico enfraquecido. “Embora as pessoas suponham que os compradores são pais de recém-nascidos, na verdade algumas das pessoas que procuram leite online são adultos, que procuram uma terapia alternativa quando têm cancro ou outras condições porque acreditam que isso oferecerá um impulso imunológico ou ser uma fonte de nutrição que toleram mais”.
A investigadora acrescentou que investigações anteriores descobriram que o leite materno de vendas online pode ser uma fonte de bactérias, normalmente ligadas a más práticas de higiene, que podem ser prejudiciais. Outro risco, conta, é que este leite pode ser diluído com leite de vaca ou outro fluido, e os sacos de armazenamento usados podem significar que o leite pode conter outras substâncias, como químicos industriais.