O secretário de Estado da Polícia de Madagáscar sobreviveu a uma queda de helicóptero, depois de nadar durante 12 horas usando um assento da aeronave como dispositivo flutuante.
O helicóptero militar encontrava-se à procura de vítimas de um naufrágio ocorrido na segunda-feira ao largo da costa oriental de Madagáscar, que vitimou 64 pessoas.
Serge Gelle foi encontrado vivo na terça-feira, na cidade costeira de Mahambo, depois de ter nadado durante quase 12 horas. Gelle terá conseguido sair do helicóptero e usado um dos assentos do mesmo para o ajudar a flutuar.
Um outro passageiro do helicóptero conseguiu também nadar até ficar em segurança: trata-se de um polícia que seguia a bordo do helicóptero e deu à costa noutro local perto de Gelle.
Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra o momento em que Gelle foi encontrado. Está exausto, mas bem: “ainda não chegou a minha hora de morrer”, diz, acrescentando que está apenas com frio, e não está ferido.
“Ele sempre teve uma grande resistência no desporto, e manteve este ritmo como secretário de Estado, tal como se tivesse 30 anos”, diz Ravoavy, acrescentando que Gelle tem “nervos de aço”.
Gelle explica no vídeo que o helicóptero caiu depois de ter sido atingido por fortes rajadas de vento, e que tinha estado na água desde “as 19:30 da noite passada” até “às 7:30 desta manhã”.
“Gostaria apenas que transmitissem este vídeo para a minha família ver, para os meus colegas verem, para os membros do governo verem. Estou vivo e de boa saúde”, disse ainda aos habitantes de Mahambo.