Uma aranha gigante, de uma espécie considerada das mais perigosas do mundo, foi deixada no Australian Reptile Park, em Somersby, Nova Gales do Sul, Austrália. De acordo com um comunicado do parque, citado pela CNN, o aracnídeo encontrava-se dentro de um Tupperware, sem qualquer rótulo a indicar de onde veio, sendo que a administração do próprio parque já apelou a que o doador anónimo se identifique.
“Estamos mesmo ansiosos para descobrir de onde veio, na esperança de encontrar mais aranhas enormes como esta”, escreveu Michael Tate, do Australian Reptile Park.
Com mais de 8 centímetros de comprimento, incluindo as patas, e um corpo de 5 centímetros, a aranha, que já foi denominada “Megaspider” (Mega aranha, na tradução portuguesa), é da espécie Atrax robustus, conhecida por aranha-teia-de-funil. Este tipo de aranha apresenta quelíceras de cerca de 1,5 mm de comprimento e muitas das cerca de 40 variedades de espécie encontradas no país possuem um veneno extremamente tóxico e de ação rápida para os humanos.
Segundo os funcionários do parque, esta é a maior aranha da espécie registada até ao momento no local.”É excecionalmente e se conseguirmos que o público entregue mais aranhas como esta, mais vidas podem vir a ser salvas devido à enorme quantidade de veneno que podem produzir”, afirmou ainda Tate.
O comprimento médio do corpo de uma aranha-teia-de-funil é de 1 a 5 centímetros e, portanto, esta aranha, capaz de perfurar unhas humanas, é considerada gigante. Contudo, não é o maior tipo de aranha registada no país. A Selenocosmia crassipes, também conhecida como tarântula australiana, pode crescer até 6 centímetros de comprimento e ter 16 cm de envergadura. Este tipo de aranha emite, geramente, sons semelhantes a assobios quando se sente ameaçada, e o seu corpo é grande e pesado.
De acordo com o comunicado, esta aranha deverá ser manipulada com o objetivo de se encontrar o veneno e transformá-lo num antiveneno que possa ser utilizado para o tratamento das picadas das aranhas.