A Autoridade do Canal do Suez anunciou esta segunda-feira o “recomeço do tráfego” no Canal do Suez, entupido há quase uma semana pelo Ever Given, um porta-contentores do tamanho de um arranha-céus. Na noite de sábado, e aproveitando a maré favorável, foi feita uma tentativa – que falhou – para pô-lo novamente a flutuar. Domingo, foi anunciado pela empresa de serviços marítimos Gulf Agency Company (GAC), sediada no Dubai e que opera no canal, que o leme e as hélices do navio tinham sido libertadas. Ao início desta manhã, a Autoridade do Canal anunciou que o Ever Given tinha, finalmente, começado a flutuar.
O presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, já demonstrou a sua satifação no Twitter, referindo que a missão tinha sido cumprida com sucesso, além de se mostrar muito orgulhoso pelo esforço dos egípcios para “acabar com a crise do barco preso no canal do Suez”.
Com o Ever Given finalmente a flutuar, a rota vai poder reabrir, mas serão “precisos três dias e meio” para as centenas de navios que estão à espera começarem a atravessar a passagem bloqueada, indicou o responsável da Autoridade do Canal, o almirante Osma Rabie, ao canal de telvisão Sadaa al-Balad. Com muitos prejuízos diários, estes são os números mais importantes a reter:
Ano de inauguração do Canal do Suez: 1869, após 10 anos de construção
Medidas do Canal: pouco mais de 193 quilómetros de comprimento, 205 metros de largura e 24 metros de profundidade
Ano de lançamento do Ever Given: 2018
Capacidade do Ever Given: 22 mil contentores e 224 mil toneladas de carga
Medidas e peso do porta-contentores: 400 metros de comprimento (equivalente a quatro campos de futebol), 59 metros de largura e 219 mil toneladas
Velocidade máxima: 42,2 km/h
Tripulação: 25, toda ela de nacionalidade indiana
Canal do Suez: responsável por 12% do comércio mundial e onde transita entre 5% e 10% do petróleo transoceânico do mundo e do gás natural
Navios que passam pelo canal diariamente, em circuntâncias normais: cerca de 50 navios, que transportam crude, gás natural e mercadorias essenciais
Número de navios que, em 2020, utilizaram esta passagem, de acordo com a Autoridade do Canal do Suez: 19 mil
Barris de petróleo bruto que passam no Canal diariamente do Médio Oriente para a Europa e Estados Unidos. 600 mil
Quanto poupam as empresas em combustível por usarem este canal, a opção mais económica que liga os continentes asiático e europeu: 300 mil dólares
Embarcações que ficaram impedidas de navegar: mais de 400
Navios que transportavam animais: 11, com cerca de 130 mil ovelhas
90% da carga não está coberta por seguros em caso de atraso, de acordo com a Lloyd’s List
27 mil metros cúbicos de areia da parte da costa onde estava encalhada a proa do navio, atingindo uma profundiade de 18 metros
Número de rebocadores que trabalharam durante o fim-de-semana para conseguirem “mexer” o porta-contentores: 14
Retenção de mercadorias: 8100 milhões de euros diários, de acordo com a Lloyd’s List
Prejuízo monetário por hora: 350 milhões de euros
Tráfego até ao ocidente através do Canal do Suez tem um valor diário de 5100 milhões de dólares (4322 milhões de euros), enquanto em direção a oriente está avaliado em 4500 milhões de dólares (3800 milhões de euros)
Diferença de quilómetros usando a rota pelo Canal do Suez ou pelo Cabo da Boa Esperança: Canal do Suez- 18520 quilómetros; Cabo da Boa Esperança: 25002 quilómetros
Ano de outro acidente: 2019 -No porto de Hamburgo, o porta-contentores embateu contra outro navio e acabou por danificá-lo