Não se ouvirá ninguém a dirigir-se ao príncipe Harry como sua alteza real no seu novo trabalho na empresa BetterUp, revelou o novo chefe, Alexi Robichaux. “No local de trabalho, ele gosta de ser chamado de Harry. É um colega, é um sócio, e por isso dirigimo-nos a ele como Harry”, referiu Robichaux, CEO da empresa, na última quarta-feira.
Um dia antes, foi anunciado pela própria startup, sediada na Silicon Valley, Califórnia, EUA, que utiliza aplicações para fornecer coaching e assistência à saúde mental de profissionais, que o Duque de Sussex seria o seu novo (e primeiro) CIO (Chief Impact Officer). “Como um verdadeiro cidadão do mundo, dedicou-se durante toda a vida a chamar a atenção para as diversas necessidades das pessoas em todo o lugar e a defender iniciativas de saúde mental”, lê-se no site da empresa, num comunicado em nome de Alexi Robichaux.
Da mesma forma, o príncipe Harry revelou estar “muito animado” por fazer parte da equipa, referindo que, durante a sua passagem pela vida militar, aprendeu que “não precisamos apenas de construir resiliência física, mas também mental”. “Estar em sintonia com a mente e ter uma estrutura de suporte em redor são coisas essenciais para encontrarmos a nossa própria versão de desempenho máximo”, garantiu. E os seus objetivos no seu novo cargo passam por ajudar, sobretudo, as pessoas a “desenvolver a sua força interior, resiliência e confiança”. Trocado por miúdos, o Duque de Sussex será quase um embaixador da marca, com poucas responsabilidades executivas.
Harry e Robichaux conheceram-se no final de 2020, através de um amigo mútuo, e conversaram, “ao longo de meses”, sobre como poderiam utilizar a voz do Duque de Sussex em prol da saúde mental, numa “missão partilhada”. Relativamente ao salário de Harry, o CEO não falou de qualquer valor. “Como empresa privada, deve imaginar que não divulgamos informações de compensação de nenhum do nosso pessoal. Mas penso que é justo dizer que ele ‘investiu profundamente no sucesso do BetterUp”, afirmou Robichaux.
A questão da saúde mental é um assunto abordado por Harry em várias entrevistas. Em conjunto com a Apple TV+, o Duque de Sussex e Oprah Winfrey estão a produzir uma série documental sobre o tema, projeto que tinha sido anunciado já em 2019.