Desta vez, no epicentro da propagação online do falso tubarão (ou melhor, o tubarão é verdadeiro, só que nunca esteve a nadar numa auto-estrada inundada) foi situado a mais de 7 mil quilómetros de Houston, no estado norte-americano do Texas, onde já se registaram 33 mortes direta ou indiretamente relacionadas com o furacão Harvey, transformado em tempestade tropical.
Num longo artigo, o colunista e blogger escocês Jason Michael alega que, apesar de saber que a imagem não é verdadeira, não tinha intenção de espalhar uma notícia falsa quando partilhou no Twitter o já muito conhecido (ou, aparentemente, não tão conhecido assim) “meme” do tubarão.
Este mesmo tubarão já tinha sido “avistado” aquando do furacão Matthew, em 2016, e do furacão Sandy, em 2012…
Apesar dos mais de 140 mil gostos e das mais de 85 mil partilhas, claro que nem todos “cairam” e houve até quem partilhasse a origem da imagem:
Em quatro dias, a chuva que caiu em Houston atingiu uma altura de 127 centímetros, desencadeando inundações sem precedentes na cidade.
Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), a ameaça de chuvas torrenciais nas zonas de Houston e Galveston já terminou, mas as perigosas inundações vão continuar a afetar as áreas de Houston, Beaumont e Port Arthur e o sudoeste do estado do Lousiana.