
Capa da VISÃO desta semana
Com a terceira vitória consecutiva nas votações para definir o futuro secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, 67 anos, perfila-se como favorito. Esta semana, a VISÃO revela, na sua edição em papel, como conseguiu o antigo primeiro-ministro construir a lenda do génio diplomático e o que fez para aqui chegar. Das leituras da Bíblia, durante a infância, na igreja da aldeia materna, em Donas, Fundão, aos corredores da ONU, em Nova Iorque, a vida do antigo líder do PS deu muitas voltas.
Neste artigo percebe-se como construíu o seu atual prestígio internacional, como reconstituiu a sua vida política depois do “pântano” e que obstáculos lhe faltam ultrapassar até chegar ao topo da diplomacia mundial. O seu antigo braço direito, Jorge Coelho, conta como ele percebeu que o projeto comum tinha ida ao fundo, depois do desastre da ponte de Entre-os-Rios. Um amigo do técnico, José Tribolet, que com ele competiu para o título de melhor aluno, relata como Guterres “dirigia a orquestra”, enquanto estudavam, ao som de música clássica. E o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num artigo exclusivo para a VISÃO, revela por que razão viver perto de Guterres, no início dos anos 70, foi uma “experiência irrepetível”.
Aqui pode conhecer algumas das personagens principais do “universo Guterres” (ver infografia em baixo). Uma pequena seleção dos muitos nomes que, ao longo da sua vida, foram, em determinados momentos, importantes na sua formação humana, no seu percurso profissional e político ou na sua afirmação internacional.
SAIBA MAIS SOBRE ESTE TEMA NA VISÃO DESTA SEMANA, ESTA QUINTA-FEIRA NAS BANCAS
DISPONÍVEL TAMBÉM:
