O diretor da companhia aérea Ryanair, Michael O’Leary, não queria que o Reino Unido deixasse a União Europeia. Prometeu os “maiores saldos de sempre” se o “Não” ganhasse. Não conseguiu o que queria, mas os passageiros continuam a ter direito a promoções especiais: 9,99€ durante 24 horas, num anúncio que inclui David Cameron a voar e a dizer adeus. A campanha está disponível para um milhão de bilhetes e serve também os aeroportos de Faro, Porto, Lisboa e Ponta Delgada.
A empresa de transporte aéreo não se limita a fazer saldos. Aproveita para reagir ao resultado do referendo – em humor britânico. “É tempo de sair do UK”? A pergunta, com um “EU” (União Europeia) riscado junta-se à imagem de David Cameron dentro de um avião da Ryanair acenando e rindo, acompanhado do slogan: “Poupe como o Dave, planeie uma escapada de Outono”. Por escapadela entenda-se a saída do governo do (até hoje de manhã) primeiro-ministro britânico.
Certo é que O’Leary tanto faz negócio com o “sim” como com o “não”. Até o fato que mandou fazer com as bandeiras do Reino Unido e da União Europeia está agora à venda em leilão.