Segundo os especialistas em contra-terroristmo que descobriram este serviço, a linha de apoio informático é gerida por operativos sénior do Estado Islâmico para garantir que os jihadistas usam corretamente a comunicação encriptada para espalhar a sua mensagem e recrutar seguidores em todo o mundo sem serem detetados pelas autoridades dos vários países.
O serviço de help desk, que estará em funcionamento há cerca de um ano, permite o planeamento de operações em grande escala sem deixar rasto. Como aconteceu com os ataques coordenados em Paris.
A confirmação da existência desta linha disponível 24/24 horas surgiu na sequência de centenas de horas de observação do Centro de Combate ao Terrorismo, uma organizção de investigação independente da Academia Militar norte-americana de West Point, em Nova Iorque.
À NBC News, Aaron F Bratly, autor do relatório, explica a extensão do serviço: «Eles desenvolveram uma série de diferentes plataformas nas quais podem treinar-se em segurança digital para evitar os serviços secretos e as agências de segurança, com o objetivo explícito de recrutamento, propaganda e planeamento operacional».
Esta rede permite-lhe «maior flexibidade para levar a cabo operações a milhares de quilómetros do quartel-general do Estado Islâmico em Raqa, na Síria”, acrescenta.
Além do apoio telefónico, a equipa informática ainda é responsável pela produção de manuais sobre as formas de usos do software de encriptação.