A controvérsia começou com sessão fotográfica para a revista Paris Match, na qual Varoufakis foi fotografado com a mulher, Danae Stratou numa casa com vista para a Acrópole. A publicação das fotos, levou a que o ministro fosse chamado de o “socialista do champanhe” e acusado de pertencer à “esquerda caviar”. O imóvel em questão pertence à sogra do Ministro das Finanças grego e está localizado no bairro Plaka, um dos mais caros de Atenas, conhecido como o “Bairro dos Deuses”.
O jornal Daily Mail acrescentou há alguns dias que Varoufakis alugava a sua luxuosa casa de férias por somas compreendidas entre os 2 e os 5 mil euros por semana. A casa situa-se na ilha de Egina (no Golfo de Sarónica, ao largo de Atenas) e pertence à mulher do ministro, Danae desde os tempos do seu primeiro casamento, com Nikos Momferatu.
Agora, novas investigações revelam que as duas propriedades (de Plaka e Egina) terão sido alugadas por Danea a turistas (no período em Varoufakis foi professor em Austin, texas, onde vivia com a família) apesar de carecerem da autorização do organismo grego do turismo e de nem sequer pagarem impostos.
Varoufakis já declarou ao jornal grego Próto Théma que não considera nenhuma das propriedades como sua (a de Atenas é da sogra, Eleni Potaya Stratou – a quem paga aluguer – e a de Egina é da mulher, Danae). E acrescentou que está a mudar-se para outro apartamento alugado e mais modesto, noutro bairro de Atenas.