O fenómeno aconteceu pela última vez em março de 1997 e prevê-se que volte a acontecer em março de 2033. Mas porque é que este fenómeno acontece sempre em março?
As marés são influenciadas pelas luas (ou melhor dizendo, pela força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra). O Sol também exerce um força semelhante, mas muito menor. Mas quando o Sol e a Lua estão alinhados com a Terra, a força gravitacional combinada é maior, o que provoca estas marés (que ocorrem em março e setembro, no equinócios de primavera e outono).
Este ano a Lua e Sol alinharam-se causando o eclipse do Sol da passada sexta-feira. Os especialistas referem que um eclipse solar como o da semana passada é sempre sinal de uma supermaré, embora o contrário nem sempre aconteça.
Então porque é que a supermaré tem um ciclo de 18 anos? Segundo os meteorologistas do U.K. Met Office a força das marés é maior quanto mais próxima estiver a órbita elíptica da Lua da Terra. E a força das marés é também maior quando a lua e o sol estão sobre o Equador. Em relação ao sol, a maior proximidade acontece por volta de 21 de março (e setembro). E a órbita da Lua fá-la passar acima e abaixo do Equador ao longo de um período de 27,2 dias. Quando estes fenómenos astronómicos coincidem (a Lua próxima da terra – o que acontece a cada 4,5 anos – e o alinhamento da Lua e do Sol sobre o Equador) acontece uma supermaré.