Primeiro foi o cachecol Burberry, que as redes sociais e os meios de comunicação acharam contraditório, para não dizer, incompatível, com a imagem do herói grego anti-austeridade, o ministro rock n’ roll. Agora são as imagens de Yanis Varoufakis, fotografado na sua casa em Atenas, para a revista Paris Match.
A publicação francesa fotografou o ministro no seu “ninho de amor ao pé da Acrópole”, numa reportagem em que Varoufakis esclarece que possibilidade da saída da Grécia do Euro foi um mal-entendido, diz desprezar o estrelato e surge à mesa acompanhado pela sua mulher, a artista plástica Danae Stratou. Sobre a mesa “salada verde e peixe grelhado”, devidamente acompanhados por um “copo de vinho de Santorini”. Noutra foto, vê-se o ministro a tocar piano.
As redes sociais não tardaram a ser inundadas de comentários a propósito da sessão fotográfica “tudo menos austera”, que mostra a “crise humanitária” na casa de Varoufakis. Isto para uns. Porque, para outros, estas críticas são apenas “inveja”.