O aparecimento de uma pedra branca na superfície de Marte, no dia 8 de janeiro, está a intrigar os cientistas. O robô explorador Opportunity enviou uma combinação de fotografias da superfície do planeta vermelho onde é possível observar que uma pedra branca brilhante apareceu misteriosamente num local onde não estava anteriormente.
Quando se preparava para uma investigação científica na região de Meridiani Planum, que explora já há 10 anos em busca de sinais de existência de água, o robot enviou para a Terra uma foto onde aparecia uma pedra brilhante. Esta rocha, do tamanho de um palmo, não se encontrava nas imagens registadas duas semanas antes, no mesmo local.
O movimento pode ter sido provocado pela queda de um meteorito, mas a aposta dos cientistas é que a rocha terá sido virada ao contrário por uma das rodas do Opportunity. A chamada “Ilha Pináculo” constitui um avanço nos estudos sobre as rochas em Marte, ainda que o mistério seja apenas fruto de uma coincidência.
Num comunicado divulgado pela NASA, na passada terça-feira, as características da pedra são descritas como invulgares e oportunas. “A Ilha Pináculo pode ter sido virada pela roda, proporcionando uma circunstância incomum para o exame do lado de baixo de uma pedra de Marte”, refere a agência espacial dos Estados Unidos.