O museu Louis Tussauds House of Wax do condado de Norfolk, em Inglaterra, tem sido descrito como o pior museu de cera do país. Não existem candidatos para renovar a gestão do negócio que atrai centenas de visitantes curiosos, que “gozam” com as 150 reproduções muito pouco fidedignas de celebridades, estrelas do desporto e realeza.
As representações em cera têm sido procuradas pelos motivos exatamente opostos aos habituais em museus deste género. Nenhuma delas se assemelha às pessoas “reais” que é suposto representarem. Ainda assim, o nome do museu foi inspirado no neto de Madame Tussaud, a fundadora do famoso museu de cera em Londres, em 1835.
O donos, Jane e Peter Hayes dirigiam o museu já há 50 anos, mas fecharam-no em 2003 por já não terem condições de gerir o espaço, devido à sua idade avançada. Agora, a atração turística está nas mãos de um novo dono, dando continuidade ao culto do “feio”.
A publicação Eastern Daily Press 24 elaborou um ‘inquérito‘ online no seu website que pede aos leitores que adivinhem quais as celebridades representadas em cada boneco de cera do museu.