A Strata 950, a máquina que vai abrir o buraco por onde serão resgatados os mineiros, começou a trabalhar às 22h25 locais de segunda-feira (02h25 em Lisboa). Os responsáveis pela operação prevêem que a perfuradora possa escavar cerca de 15 metros por dia, até chegar ao local, a 700 metros de profundidade, onde se encontram soterrados os 33 mineiros desde o dia 5 de Agosto.
Para já, o buraco vai ter 33 centímetris de diâmetro, mas será ampliado depois até aos 66, para permitir a passagem dos mineiros, através de uma “cápsula de resgate”.
O processo, já se sabe, poderá prolongar-se por quatro meses.
Durante a operação, os mineiros terão de trabalhar em turnos para retirar rochas e escombros que vão cair constantemente do topo.
Álcool e tabaco, os mais desejados
Não é fácil fazer chegar aos 33 homens os mantimentos e objetos enviados da superfície para lhes tornar a sobrevivência mais fácil, mas lá em baixo já se encontram camas desdobráveis, roupa térmica, uma pequena televisão para poderem ver filmes e jogos de futebol, luzes para os ajudarem a distinguir o dia da noite, para além de alimentos e medicamentos.
Mas muitos, segundo o El País desta terça-feira, citando o ministro chileno da Saúde, preferiam bebidas alcóolicas para ajudar a suportar a espera e a ansiedade. No entanto, as autoridades já fizeram saber que não será enviado álcool, nem tabaco, apesar de ter sido também pedido por vários mineiros.