Numa altura em que continuam as operações de resgate de corpos e eventuais sobreviventes do desabamento de terras no Morro do Bumba, em Niterói, as autoridades brasileiras anunciam que são já 223 o número de mortos na sequência das chuvas torrenciais ocorridas no início da semana no Estado do Rio de Janeiro
Apenas em Niterói, na Região Metropolitana, são 140 vítimas fatais, 31 dos quais no Morro do Bumba. No município do Rio, são 63 vítimas fatais, 28 delas no Morro dos Prazeres. Em São Gonçalo, também na Região Metropolitana, são 16 mortos. Também foram registradas vítimas fatais em Magé, Nilópolis, Paracambi e Petrópolis.
A Defesa Civil brasileira (correspondente à nossa Protecção Civil) aponta ainda para a existência de mais de 52 mil pessoas sem casa.
Depois das mais violentas chuvas dos últimos 44 anos que, na segunda-feira, afectaram o Rio de Janeiro, na quarta-feira, um deslizamento de terras que ocorreu na quarta-feira à noite destruiu mais de 50 casas, na localidade Viçoso Jardim, bairro do Cubango, na cidade de Niterói.
“Segundo testemunhos de vizinhos, cerca de 200 pessoas poderão estar sob os escombros, mais isso é impreciso, poderão ser mais”, declarou Machado.