A morte violenta do líder da extrema-direita sul-africana, Eugene Terre Blanche, espancado até à morte na sua quinta, em Ventersdorp, está a motivar um ambiente de nervosismo entre as diferentes selecções participantes no Campeonato do Mundo de Futebol.
Depois de Terre Blanche ter sido assassinado no sábado (dia 3 de Abril), alegadamente por dois trabalhadores negros, os responsáveis do Movimento de Resistência Afrikaner (AWB) juraram vingança. Entretanto, Pieter Steyn, um dos responsáveis pelo movimento veio serenar os ânimos afirmando que “O AWB não se vai envolver em nenhuma forma de retaliação violenta para vingar a morte de Terre Blanche”.
A morte do político de extrema-direita a 100 quilómetros da cidade de Joanesburgo (local escolhido para o estágio da selecção portuguesa) motivou uma atenção especial dos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol.
“Acreditamos que todas estas ameaças à participação no Mundial foram feitas no calor desta morte, mas estamos atentos e vamos aguardar pelas determinações da FIFA em termos de segurança”, disse ao jornal Correio da Manhã uma fonte da Federação Portuguesa de Futebol.
O Instituto Sul-Africano de Relações Raciais, pela voz do vice-presidente, Lawrence Sclemmer, citado pela imprensa local sul-africana, afirmou que a escalada de tensões raciais não vão afectar o Campeonato do Mundo de Futebol.
O comité organizador da prova não se pronunciou entretanto sobre um assunto que considera político.
A partida para a África do Sul, onde Portugal disputará o Mundial de futebol integrado no grupo G, juntamente com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte, está prevista para 5 de Junho.
Calendário dos jogos da Selecção Portuguesa de Futebol:
Dia 15 de Junho – 15 Horas – Portugal – Costa do Marfim
Dia 21 de Junho – 12h30 – Portugal – Coreia do Norte
Dia 25 de Junho – 15 horas – Portugal – Brasil
Concerto de Black Eyed Peas de apoio à selecção
No próximo dia 30 de Maio, no Estádio Nacional, os Black Eyed Peas – autora do êxito ‘I Gotta Feeling’ – juntar-se-ão aos portugueses Buraka Som Sistema, TT, NuSoulFamily e Funkyou2 para apoiar Portugal.
Os preços dos bilhetes variam entre os 50 (Bancada Central) e os 35 euros (Relvado), sendo que os restantes valores são de 48 (Bancada Lateral Norte e Sul) e 45 euros (Bancada Cabeceira Norte e Sul).