Iguaneye “Cloud, Sound Particles e Wondercover são os projetos vencedores da 9ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas, patrocinados por Serralves e a Unicer, que acabam de ser divulgados no Porto. Aqui fica uma breve descrição do conceito que esteve na base da ideia de cada empreendedor
1º prémio: o sapato dos índios
O calçado usado pelos índios da Amazónia inspirou a marca Iguaneye “Cloud” a criar um sapato que simula o efeito de andar descalço. Concebido por Olivier Taco a partir de “um material muito flexível (elastómeros)”, este novo conceito incorpora uma palmilha de cortiça e couro amovível que pretende possibilitar o máximo de conforto.
Este prémio integra a categoria de Arquitetura e Artes Visuais, por se tratar de um design 100% original e irá representar Portugal, em novembro, no Creative Busines Cup, em Copenhaga, Dinamarca, naquela que é a maior competição internacional do setor das industrias criativas.
2º prémio: à moda de Hollywood
Sound Particles , um projeto de software 3D para audio ,é o segundo premiado. Com autoria do português Nuno Fonseca, este é um projeto vocacionado para o entretenimento, que pode ser usado pelo cinema ou pela industria de videojogos, pois “permite a criação de milhares de sons em simultâneo e efeitos sonoros de elevada complexidade”.
Está, aliás, já a ser usado por alguns estúdios em Hollywood, como a Skywalker, Universal, WarnerBros, Fox, Sony ou Paramont. Batman v Superman, Ninja Turtles2, A Grande Muralha ou Ghostbusters usaram já esta tecnologia. Recebeu ainda a distinção Born from Knowledge, atribuído pela Agência Nacional de Inovação.
3º prémio: jogos em família
Um acessório físico para tablets associado a apps mobile, concebido por César Vieira, arrecadou o 3º prémio. O WonderCover é, de acordo com os seus promotores, “o primeiro acessório para dispositivos móveis, que permite o uso simultâneo de um único tablet por parte de um grupo de utilizadores locais em jogos e atividades que impliquem ocultação de informação” entre si.
Trata-se, de acordo com a descrição do projeto, “de uma nova fórmula de jogo digital, que mimetiza e explora jogos sociais que não tinham, até à data, plena representação digital”.