![Assinatura de Marx](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9059668Assinatura-de-Marx.jpeg)
Assinatura de Karl Marx
Reprodução Bohams
Na época em que Karl Marx ofereceu uma cópia, com dedicatória, da sua obra-prima O Capital, a Johann Georg Eccarius, este era ainda um dos seus “mais antigos amigos”.
Eccarius, alfaiate de profissão, era um líder operário, membro da Liga dos Justos, tal como Marx e Engels. Em 1867, tornou-se secretário-geral da I Internacional. Mas a amizade com o filósofo alemão iria azedar, entre troca de acusações de traição. No fim, Eccarius era apenas um “canalha puro e simples” para o autor de Das Kapital, um dos livros mais influentes de sempre.
Apesar disso, esta cópia que agora a leiloeira Bonhams vai levar à praça (dia 15 de junho, em Londres), permaneceu nas mãos da família de Eccarius e é considerada uma raridade. Assinada por Marx, que colocou a data de 18 de setembro de 1867, apenas uma semana depois da publicação do livro, trata-se de uma cópia da primeira edição do primeiro volume de O Capital, o único publicado ainda durante a vida de Marx.
“Tanto Marx como Eccarius foram figuras maiores no conturbado nascimento do movimento comunista e, durante muitos anos, foram amigos muito próximos. Até que as invejas pessoais e as diferenças políticas os afastaram”, explica, ao jornal The Guardian, Simon Roberts, especialista da Bonhams.
![Das Kapital Marx](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9059669Das-Kapital-Marx.jpeg)
Primeira edição de O Capital
Reprodução Bohams
Marx, Engels e Eccarius pertenciam à Liga dos Justos, que havia sido fundada por revolucionários alemães exilados em Paris. Será o embrião da Liga dos Comunistas, fundada em 1847, sob o lema “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”.
A Associação Internacional dos Trabalhadores, mais conhecida por Primeira Inernacional, será fundada em 1864. Johann Georg Eccarius seria o seu secretário-geral entre 67 e 72, ano em que resignou. Apesar da zanga com Marx – que acusaria Eccarius de ser informador da polícia – este nunca se viria a desligar do movimento operário.
Nascido em Trier, na Alemanha, em 1818, Karl Marx demorou 15 anos a escrever O Capital, tendo concluído apenas o primeiro volume. Os restantes dois foram editados por Friedrich Engels, já depois da morte do filósofo, em Londres, em 1883