A adminstração da TAP anunciou hoje que irá mudar o nome da Portugália Airlines (PGA) para TAP Express. Esta subsidiária da TAP será reforçada com uma frota nova de 17 aviões Embraer 190, de 106 lugares, e ATR 72, com capacidade para 70 passageiros. Os novos aviões serão adquiridos em sistema de leasing, com um valor total de 400 milhões de euros. Parte destes aviões são oriundos da Azul, a empresa brasileira que pertence a David Neeleman, o empresário que, juntamente com Humberto Pedrosa, comprou 61% do capital da TAP a 12 de novembro do ano passado.
As novas aeronaves substituem os Fokker 100, aviões que tinham já 25 anos, e os Embraer 145 que já tinham 18 anos ao serviço da empresa. A nova frota aumenta a oferta de lugares da PGA de 1 070 para 1 514 passageiros e diminui em 25% o consumo de combustível, bem como as emissões de diáxido de carbono
Ponte aérea
A partir do final de março, TAP Express iniciará uma opração regular entre LIsboa e Porto com voos de hora a hora entre as 6h30m e as 20h30m. Nas horas de ponta os voos serão feitos de meia em meia hora. Os preços deverão rondar os 39 euros.
Uma das grandes vantagens nesta ponte aérea será a alteração do tempo de check-in. Segundo a administração da TAP, este processo passará a demorar entre 15 a 20 minutos e terá uma porta dedicada, mais rápida, e que não obriga os passageiros a passarem pela zona das lojas francas.
A ponte aérea permite ainda que o passageiro apanhe qualquer um dos voos do dia. Por exemplo, se uma pessoa chega atrasada ao voo das 10 horas pode embarcar no voo das 11 horas sem qualquer problema.
Para Fernando Pinto, presidente da TAP, “estes investimentos já em curso, que incluem a encomenda de 53 novos aviões, 60 milhões de euros na modernização dos interiores da atual frota, 11 milhões na introdução de dispositivos sharklet em 12 aviões da família A320, 2 milhões numa nova plataforma digital de reservas ou os 400 milhões agora anunciados para a PGA, permitem-nos encarar o futuro com toda a confiança”.