Prendas para jogar
Eis algumas das principais propostas exclusivas das cinco principais consolas e outros jogos disponíveis para todas elas
Wii
Wii Party
Uma verdadeira opção para jogar em família. Com mais de 80 minijogos, permite uma vasta escolha. O comando Wii já não serve apenas para jogar… faz também parte da ação.
Playstation 3
Grand Turismo 5
É o grande título dos amantes das simulações de corridas de automóveis. Comece por comprar um pequeno veículo e com o dinheiro que vai ganhando com a competição vá mudando de bólide.
Xbox 360
Sensor Kinect
A principal proposta natalícia é o novo sistema Kinect. Uma câmara que percebe os movimentos de 48 pontos do corpo humano. O comando… somos nós.
Novidades
PORTÁTEIS
PSP
PlayEnglish
Jogo educativo, desenvolvido para o mercado ibérico. O objetivo é que o jogador possa aprender, ou desenvolver, a língua inglesa enquanto se diverte
Nintendo DS
Professor Layton and the lost future
É o terceiro capítulo desta saga que obriga o jogador a decifrar enigmas e a resolver problemas
Jogos para todas as consolas
FIFA 11 e PES
Já saíram em outubro, mas continuarão a marcar as vendas, neste período. Cada um tem as suas características próprias e dividem os amantes dos jogos de futebol.
SIMS 3
Continua a grande saga de simulação mais vendida em todo o mundo. A versão para PC saiu no Natal passado, mas agora está disponível para todas as consolas.
Todos os anos se repete o cenário. No Natal, os editores de jogos e os fabricantes de consolas puxam das suas melhores armas para conquistar terreno à concorrência. A Playstation lança o Move, o comando/sensor de movimentos que permite uma maior interatividade entre o homem e a máquina.
A XBox, a consola da Microsoft, apresenta o Kinect, o revolucionário sistema em que o jogador controla a ação com os seus próprios movimentos.
Apesar de pioneira nesta nova era de jogar em movimento, a Wii, da Nintendo, tem como proposta o Wii Plus, um comando que integra a tecnologia Motion Plus, que aumenta a sensibilidade do dispositivo (e antes vendido em separado).
A Wii mantém-se confortavelmente como a consola desta geração com mais unidades vendidas em todo o mundo, cerca de 80 milhões, quase tantas como as dos seus dois concorrentes juntos. Aliás, o sucesso do sistema de jogar da Wii foi o que motivou os gigantes Sony e Microsoft a criarem os novos periféricos para as suas consolas. Afinal este é um mercado muito apelativo que movimenta mais de 50 mil milhões de euros todos os anos, ou seja, quase um terço do PIB português, e todos querem retirar a maior fatia deste filão.
A PS3 é a líder do mercado português, com 315 mil unidades vendidas, o que lhe confere uma quota de 57 por cento.
“Se tivermos em conta a população do País, Portugal é o maior mercado da PS3 em todo o mundo”, disse à VISÃO James Armstrong, vice-presidente da divisão europeia da Sony Computer Entertainment.
E o sucesso desta plataforma de jogos não se fica por aqui. “Face ao número de PS3 existente, Portugal é, também, o mercado que regista as melhores vendas do Move”, esclarece o gestor.
E explica a razão pela qual estas tecnologias se revelam tão apetecíveis ao consumidor português: “Os países latinos, Portugal em particular, gostam de jogos com uma componente mais forte de entretenimento familiar. Menos tiros e mais interação, ao contrário do que acontece no Norte da Europa.”
NOVOS JOGOS
No que respeita a jogos, os lançamentos são muitos e apelativos. A PS3 avança com os seus títulos exclusivos: Grand Turismo 5 e Kill Zone II. Para ajudar à festa, o Move apresenta novos jogos, de caráter mais familiar, como Sports Champions, Start the Party ou EyePet Move Edition um segmento dominado pela Wii, mas no qual a Sony pretende investir fortemente.
“Cometemos um erro ao subavaliar o futuro deste segmento do mercado, ao contrário da Nintendo, que fez um bom trabalho”, reconhece Armstrong.
Erro detetado, a Sony volta-se, agora, para este segmento, que traz uma importância acrescida: conquistar mais mulheres para o mundo dos jogos.
E Portugal poderá ter um papel importante nesta estratégia. “O mercado português poderá ser muito útil para detetar tendências, devido ao forte interesse por este tipo de jogos familiares”, justifica James Armstrong.
Um bom exemplo dessa estratégia é o lançamento de dois jogos para a PSP, a consola portátil da Sony, o PlayEnglish, desenvolvido exclusivamente para o mercado ibérico e no qual o jogador aprende inglês enquanto se diverte. Vocacionado claramente para jovens, sugere, porém, a ajuda dos pais e é bastante apelativo para o sexo feminino. Também o Mundo de Patty, a adaptação para jogo da série de televisão com o mesmo nome, em que o jogador se transforma num aluno da Pretty School of Arts, espelha bem esta aposta, pois a audiência da série é constituída, na sua maioria, por jovens do sexo feminino.
A concorrência está, igualmente, bastante ativa. A Nintendo surge no Natal com um novo jogo familiar, o Wii Party, com mais de 80 minijogos, proporcionando uma forte dinâmica de grupo. Donkey Kong Country Returns e Epic Mickey são os outros exclusivos da marca para esta época.
Está oficialmente aberta a guerra do movimento em frente ao ecrã.