Desde os subúrbios de Trelawny, na Jamaica, onde nasceu, até à consagração mundial, no Estádio Olímpico de Berlim, a ascensão de Usain Bolt foi como ele. Supersónica. Aos 23 anos, campeão mundial e olímpico nos 100 e 200 metros e 4×100 metros (estafetas), arrasa recordes mundiais à velocidade daquela que já se tornou a sua imagem de marca, a “Flecha”.
De braços erguidos, simulando em arco e olhar desafiador, Bolt parece ter acertado em cheio no alvo. Além do feito desportivo, que já lhe assegurou um lugar na história do atletismo mundial, o “relâmpago” jamaicano conduziu a Puma, seu principal patrocinador, a uma vitória ao sprint sobre os rivais Adidas e Nike, nos Mundiais de Berlim. Depois de enfrentar um mau segundo trimestre, com quedas de 16% nos lucros, a marca alemã espera encaixar 325 milhões de euros com os triunfos mais recentes do atleta, que descobriu tinha ele 16 anos. Tudo somado, para quem valia 7,3 milhões de euros, o saldo é de uma astronómica valorização de 4 452%, em pouco menos de um ano.
Clubes de futebol, empresas consagradas, multidões em delírio, ninguém fica indiferente à marca Usain Bolt. O tiro de partida já soou, e ninguém quer ficar para trás.
Corrida ao dinheiro
A 18 de Agosto, quando bateu o recorde mundial dos 100 metros, com a marca de 9,58 segundos, as acções da Puma subiram 1,36 por cento
19,19 segundos foi o tempo que Bolt demorou a conquistar a medalha de ouro nos 200 metros e a arrecadar o segundo recorde do Mundo, conduzindo as acções da Puma a um ganho de 3,5 por cento
1 milhão de euros é quanto o jamaicano ganha por ano com o patrocínio da Puma, aos quais se somam 2 milhões de euros pelos patrocínios da Gatorade e Digicel
A prestação de Berlim rendeu a Bolt um total 266 mil euros, ao amealhar 70 mil euros por cada recorde mundial e 42 mil euros por cada medalha de ouro
Depois dos Jogos Olímpicos de Berlim, em 2008, as receitas publicitárias da Puma com a “Flecha”, como Bolt também é conhecido, foram de 250 milhões de euros. Tudo indica que depois dos Mundiais deste ano o valor dispare para os 325 milhões
Em apenas uma semana, os ténis Yaam, criados pela Puma especialmente para calçar Bolt, nos Mundiais de Atletismo de Berlim, esgotaram-se um pouco por todo o mundo
De volta a casa, o jamaicano leva na bagagem um pedaço do Muro de Berlim com três toneladas, uma oferta do presidente da Câmara da cidade, Klaus Wowereit, em reconhecimento pelos feitos do atleta
Fã confesso de Cristiano Ronaldo, Bolt foi convidado pelo Real Madrid para assistir, no Santiago Barnabéu, ao jogo de arranque da Liga Espanhola, contra o Deportivo da Corunha, no próximo domingo, dia 30
Évora sem limites
Philips Idowu, o excêntrico atleta britânico, pode ter roubado a medalha de ouro a Nélson Évora, na final do triplo-salto, em Berlim, mas a aura de campeão do português mantém-se incólume. E a importância enquanto marca também.
O salto de 17,55 metros, que atirou o campeão olímpico para a prata, não teve qualquer impacto sobre os 15 milhões de euros, em que ficou avaliada a imagem do atleta, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Rosto da cadeia de lojas de roupa Modalfa, e patrocinado pela Adidas, a Alisson e o IAPMEI, Nélson Évora já alcançou um valor publicitário que promete crescer ao ritmo das suas conquistas.