Choong sucedeu ao russo Aleksander Lesun como campeão olímpico da modalidade, superando o egípcio Ahmed Elgendy, que venceu a medalha de prata, e o sul-coreano Woog-Tae Jun, que ficou com o bronze.
Esta foi a primeira medalha de ouro olímpica conquistada pela Grã-Bretanha numa competição individual masculina de pentatlo moderno, já que as duas medalhas arrecadadas anteriormente, uma de ouro e outra de bronze, tinham sido alcançadas em competições coletivas, as quais foram retiradas do programa olímpico a partir de Barcelona1992.
Na sexta-feira, Kate French também já tinha elevado a bandeira britânica ao primeiro lugar do pódio na competição feminina, enquanto a lituana Laura Asaduaskaite, campeã olímpica em 2012, e a húngara Sarolta Kovacs receberam as medalhas de prata e bronze, respetivamente.
De resto, a presença de Kovacs permitiu à Hungria consolidar a liderança do ‘ranking’ de medalhas no pentatlo moderno, com 23, mais duas do que a Suécia, que não coloca qualquer atleta no pódio desde 1984, quando Svante Rasmuson foi prata em Los Angeles.
Devido à pandemia de covid-19, a 29.ª edição dos Jogos Olímpicos de verão foi adiada para este ano, decorrendo até domingo, em Tóquio.
Quadro de medalhas no pentatlo moderno:
– Masculinos:
Ouro: Joseph Choong (Grã-Bretanha).
Prata: Ahmed Elgendy (Egito).
Bronze: Woog-Tae Jun (Coreia do Sul).
– Femininos:
Ouro: Kate French (Grã-Bretanha).
Prata: Laura Asadauskaite (Lituânia).
Bronze: Sarolta Kovacs (Hungria).
MO // PFO