Os vimaranenses, que ocupam a quinta posição, a dois pontos do rival minhoto, impuseram-se em oito dos 11 encontros disputados no seu estádio, mas estão há duas rondas sem vencer, enquanto o Casa Pia, 12.º classificado, quebrou na anterior uma série de cinco jogos sem ganhar, na estreia do treinador Gonçalo Santos.
A equipa de Guimarães procura pressionar o Sporting de Braga, que encerra a jornada na segunda-feira, no terreno do Boavista, mas também manter à distância o Moreirense, sexto colocado, com menos seis pontos, que visita hoje o Farense, nono da tabela.
O outro embate do dia coloca frente-a-frente duas equipas envolvidas na luta pela permanência no escalão principal, entre Estrela da Amadora, 16.º posicionado, reservado ao play-off de manutenção, e Desportivo de Chaves, 17.º, já em zona de despromoção direta.
Os líderes Benfica, campeão em título, e Sporting (apesar de os ‘leões’ terem menos um jogo realizado) jogam apenas no domingo, frente a Portimonense (13.º classificado) e Rio Ave (15.º), respetivamente, tal como o FC Porto (terceiro), que vai defrontar o Gil Vicente (10.º).
Na sexta-feira, no arranque da jornada, o Arouca venceu em casa o Famalicão, por 3-2.
Programa da 23ª jornada:
– Sexta-feira, 23 fev:
Arouca — Famalicão, 3-2
– Sábado, 24 fev:
Farense — Moreirense, 15:30
Estrela da Amadora – Desportivo de Chaves, 18:00
Vitória de Guimarães – Casa Pia, 20:30
– Domingo, 25 fev:
Vizela – Estoril Praia, 15:30
Benfica — Portimonense, 18:00
Gil Vicente – FC Porto, 18:00
Rio Ave — Sporting, 20:30
– Segunda-feira, 26 fev:
Boavista – Sporting de Braga, 20:15
RPC // MO