Os restos mortais do king vão ficar na sala onde estão os túmulos da poetisa Sophia de Mello Breyner, do general Humberto Delgado e do escritor Aquilino Ribeiro. Mas, antes disso, há todo um cerimonial.
Dulce Pontes vai cantar o Hino Nacional e Rui Veloso prestará homenagem através das músicas Nunca me esqueci de ti e Irmã África. O cantor recordou no facebook, na altura da morte de Eusébio que, “há 20 e tal anos”, por mero acaso, cantou para o seu “primeiro ídolo de sempre”, num restaurante da capital, e que ele “cantou e dançou comigo” a canção Irmã África.
A trasladação dos restos mortais de Eusébio para o Panteão Nacional, amanhã, sexta-feira, 3, vai obedecer a todos os requisitos protocolares: o presidente Cavaco Silva e a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, vão discursar, e António Simões, outra glória do Benfica, vai fazer o elogio ao pantera negra, falecido a 5 de janeiro de 2014.
Eusébio da Silva Ferreira é a 12.ª personalidade da vida pública portuguesa – e a primeira no desporto – a ter honras de ficar no Panteão.
Paralelamente, e como homenagem, serão lançados os selos Eusébio e hoje à noite, quinta-feira, nas escadarias do parlamento, vai ser exibido o documentário Eusébio – A História de uma Lenda, de Filipe Ascensão.
O percurso do cortejo (ver texto ao lado) vai levar cerca de quatro horas e percorrerá as principais ruas de Lisboa – com paragens nos locais mais simbólicos -, o que promete complicar muito o trânsito.
Trajeto do cortejo fúnebre de Eusébio
- Início às 15 horas no Cemitério do Lumiar
- Missa no Seminário da Luz
- Lg. da Luz
- Av. do Colégio Militar
- Estádio da Luz (breve paragem)
- Av. Eusébio da Silva Ferreira
- 2.ª Circular
- Campo Grande
- Av. da República
- Pç. Duque de Saldanha
- Marquês de Pombal
- Sobe a lateral do Parque Eduardo VII para passar junto à bandeira nacional (breve paragem)
- Descida para o Marquês de Pombal
- Rua Braamcamp
- Av. Alexandre Herculano (breve paragem junto à sede da Federação Portuguesa de Futebol)
- Lg. do Rato
- Rua de São Bento
- Assembleia da República (breve paragem)
- Av. D. Carlos I
- Av. 24 de Julho
- Cais do Sodré
- Av. Ribeira das Naus
- Pç. do Comércio
- Av. Infante ?D. Henrique
- Rua Museu da Artilharia
- Chegada ao Panteão Nacional prevista para as ?19 horas