O selecionador Carlos Queiroz manifestou, esta segunda-feira, a convicção de que a seleção vai honrar o país, esta terça feira, frente à Costa do Marfim, na estreia do Mundial 2010 de futebol
“Tenho a certeza que o Cristiano Ronaldo e todos os jogadores vão ser motivo de orgulho para todos os adeptos da equipa nacional”, vincou o técnico, na antevisão da estreia no Grupo G.
Queiroz diz que “já acabou o tempo de preparação” e que todos os futebolistas estão agora “com grande vontade de jogar, expressar o futebol que têm dentro deles”.
“O campeonato do Mundo é uma prova em que não há espaço para errar. Nesta competição (fase de grupos) há nove pontos em disputa. Tanto valem os primeiros como os últimos, mas queremos ganhar os três pontos desde o princípio”, sublinhou.
Queiroz falou do tónico que é para qualquer seleção começar o Mundial com um êxito: “É sempre importante ganhar todas as partidas, a primeira, a segunda ou a última. Numa competição curta, é evidente que os primeiros pontos dão estimulo, incentivo e confiança. Portanto, é tempo de tentar fazer tudo para ganhar esses pontos logo no princípio”.
Deco: “Vencer o primeiro jogo é fundamental”
O médio Deco admitiu que sente alguma ansiedade e expetativa pela estreia no Mundial, considerando o primeiro jogo como o mais complicado.
“Acho que o primeiro jogo é mais importante que o último. Vencer o primeiro é fundamental, porque traz tranquilidade. Sabemos que temos três jogos e que duas vitórias chegam para passar, pelo que ganhando o primeiro fica mais fácil”, disse Deco.
Na conferência de imprensa de antecipação do encontro com a Costa do Marfim, já em Port Elizabeth, Deco disse que “é grande a expetativa, porque o primeiro jogo é sempre o mais complicado, pela ansiedade”.
Sobre Nani, Deco adiantou apenas que sabia que o extremo Nani “tinha uma fratura”, reconhecendo que é normal que o jogador do Manchester United sinta frustração por falhar o Mundial2010 de futebol.
“Não sei qual a opinião dos médicos. O que sei e o que ouvi é que tinha uma fratura e seria difícil de recuperar a tempo para jogar. Nós, os jogadores, falámos com o Nani, mas não temos essa informação. Para qualquer jogador que sai, a frustração é grande. Saiu daqui e se calhar achava que podia jogar”, referiu.
Nani foi dispensado da seleção portuguesa, devido a um problema na clavícula esquerda, mas, no domingo, à chegada a Lisboa referiu que estaria recuperado numa semana.
Queiroz desvaloriza
Sobre este tema, o selecionador português de futebol Carlos Queiroz escusou-se a comentar, vincando que é tempo de pensar apenas na estreia no Mundial2010.
“Para mim e para todos – com todo o respeito pelo Nani e toda a gente – só conta o jogo de amanhã (terça feira). Depois, teremos tempo para falar disso”, esquivou-se o selecionador, a um dia da estreia, frente à Costa do Marfim.