Grande parte da economia tem sofrido muito com a crise provocada pela pandemia. Mas talvez ninguém tanto como os artistas: o setor sofreu uma quebra que, nos espetáculos, pode ter atingido os 87% entre janeiro e outubro.
Para ajudar os artistas, foi criado o Fundo de Solidariedade com a Cultura, a partir de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, a Audiogest (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Fonográficos em Portugal) e a GEDIPE (representante de produtores de cinema e audiovisual).
O fundo, que contou no seu arranque com uma dotação de 1,35 milhões de euros, teve uma primeira fase de candidaturas com 1 943 pedidos de apoio, a maioria de artistas, mas também técnicos do setor e estruturas artísticas. A segunda fase está agora a ser apurada.
Para chamar a atenção para o Fundo e a situação difícil dos artistas, os cantores Madalena Alberto e FF (Fernando Fernandes) gravaram uma música de Natal. Veja aqui o vídeo.