O polémico e misterioso artista de rua britânico, Banksy, cuja identidade permanece um mistério, está em Nova Iorque desde o início de Outubro a desenhar grafítis pelas ruas, ao ritmo de um por dia.
Banksy é o pseudónimo do mais conhecido e misterioso artista de rua do mundo. Sem identidade conhecida, sabe-se que nasceu em 1974, em Bristol, onde se envolveu na importante cultura underground da cidade no início dos anos 90. O artista ganhou fama com as suas obras de sátira política e social em stencil, tranformando uma forma de arte muitas vezes ligada ao vandalismo num apelo à paz e liberdade individual.
Banksy conta com centenas de obras espalhadas pelas ruas de dezenas de cidades do mundo, tendo algumas chegado a ser leiloadas. Aquele que talvez seja o seu trabalho mais relevante é o conjunto de pinturas no muro que separa Israel da Cisjordânia, no qual critica sarcasticamente o conflito Israelo-Árabe.
Em 2010, Banksy estreou-se na sétima arte, com a realização do filme “Exit Through The Gift Shop”, com o qual foi nomeado para os óscares, aos quais, obviamente não compareceu, tendo mais tarde desvalorizado o prémio.
O mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, considera que os grafítis estragam as paredes da cidade dado que são “um sinal de decadência e falta de controlo”. A polícia de Nova Iorque estará, por isso, a tentar descobrir quem é o artista para detê-lo.