O restaurante Banys Lluís, localizado na costa da Catalunha, foi obrigado a fechar portas ao fim de 102 anos de existência. O estabelecimento nunca teve licença de funcionamento – nem poderia ter, por se encontrar em domínio público.
Criado em 1918 pelo avô de Lluís Pla, o atual proprietário, o restaurante catalão perdurou durante gerações sem que fossem levantados quaisquer problemas legais. Inicialmente pensado como um bar, o Banys Lluís foi construído na Praia de Morer, em Sant Pol de Mar, sem licença.
Esta situação fez com que a Câmara Municipal de Sant Pol de Mar entregasse uma ordem judicial de encerramento forçado, após anos de confrontações entre o proprietário e as entidades municipais.
No site da Câmara Municipal de Sant Pol de Mar, podemos ler que o encerramento “se arrastava desde outubro de 2013, quando foi feito o primeiro requerimento ao proprietário da atividade, dado que esta não podia funcionar sem dispor da concessão de ocupação do domínio público marítimo terrestre, nem sem a licença municipal obrigatória.”
Já o proprietário do restaurante garante que nunca lhe pediram licença e que os responsáveis autárquicos eram clientes habituais. “A própria Câmara Municipal sabia que não tínhamos [licença], deixaram-nos continuar abertos e vinham almoçar e celebrar quando lhes convinha.”
Segundo o município, o proprietário afirmou ter na sua posse uma licença de atividade desde 2013, mas “quer a Demarcação de Costa da Catalunha quer a Administração de Infraestruturas Ferroviárias emitiram relatórios desfavoráveis à solicitação de uma nova concessão, concluindo que o restaurante Banys LLuís não tinha permissão para ocupar a praia”.
Nas redes sociais, o proprietário do restaurante Banys Lluís tem recebido apoio em massa. A reação de antigos clientes atingiu tal dimensão que já lhe valeu várias entrevistas. Lluís Pla tem ainda mais dois restaurantes em funcionamento, aparentemente sem problemas legais.