Na esquina da Rua dos Bacalhoeiros com a Rua da Madalena, as montras com réplicas gigantes de sabonetes são o cartão de visita da nova Claus Porto, em Lisboa. As cortinas cor de azeitona fecham-se durante a noite, deixando brilhar as instalações. Durante o dia, ficam abertas a metade, para não revelar tudo o que se passa lá dentro. “Esta é uma loja de experiência: para ver, cheirar e explorar os produtos, com outro ambiente, outro tipo de música e outra decoração”, diz Joana Chambel, responsável de Marketing da Claus Porto. A loja da Rua da Misericórdia continuará a ser a morada principal da marca em Lisboa, onde se encontram todas as coleções. Na Baixa, a proximidade com o Terminal de Cruzeiros levou a apostar-se nos tamanhos de viagem, ideais para levar na mala ou para oferecer como presente. A novidade é o bar de sabonetes, onde é possível fazer combinações de aromas. Num dispensador em ferro dourado, estão os sabonetes da gama Deco – os de 50 gramas arrumam-se em caixas de nove (€65); os de 150 gramas, em caixas de três (€40).
A história do edifício pombalino reflete-se na decoração: chão de lioz, muito mármore, vidro e latão, paredes e prateleiras brancas, a deixar brilhar as embalagens. Também não falta uma torneira com ar industrial, para testar os produtos. Ao centro, dois carrinhos ambulantes (semelhantes aos dos gelados de rua) reforçam essa ideia de experiência. Servem de bancada às cinco colónias (Vetiver, Geranium, Fougère, Clementina e Porto), às velas e às miniaturas dos sabonetes das coleções Deco e Clássico, em pequenas cúpulas de vidro que intensificam o aroma – em vez de cheirar-se diretamente o sabonete, cheira-se a cúpula.
No expositor dedicado à Musgo Real, além das colónias Classic Scent, Orange Amber, Oak Moss e Spiced Citrus, está a nova Black Edition, o Príncipe Negro da linha para homem, mais sofisticada. Logo à entrada, uma pequena zona forrada a madeira serve de galeria. “Quisemos começar com a zona de exposição, pois na Claus Porto a história vem sempre primeiro”, nota Joana Chambel. E há muitas curiosidades para contar. Afinal, a marca remonta a 1887, quando Ferdinand Claus e George Schweder criaram a primeira fábrica de fragrâncias e sabonetes do País.
Com aromas de vetiver, cedro, pachuli e fava tonka, a nova Black Edition da Musgo Real é composta por creme de barbear (€24), um eau de toilette (€95) e um sabonete (€28). A linha aposta nos ingredientes naturais, como o carvão vegetal e os óleos de uva, coco e jojoba.
Claus Porto > R. dos Bacalhoeiros, 36, Lisboa > T. 91 015 4045 > seg-sáb 10h-20h, dom 10h-19h