Jogar Tetris durante três minutos apenas pode ser suficiente para reduzir o desejo de consumo de drogas, comida, cigarros, álcool e sexo, concluiu uma equipa de psicólogos das Universidades de Plymouth e de Queensland, nos EUA, depois de acompanhar, durante uma semana, 31 pessoas, nos seus ambientes naturais, pedindo-lhes que jogassem em intervalos de tempo aleatórios durante o dia.
Aos participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 27, foi pedido que reportassem sempre que sentissem algum desejo. A 15, foi solicitado que jogassem Tetris durante três minutos depois desse alerta, após o que o nível de vontade de consumir era medido novamente.
Foram reportados desejos por comida e bebidas não-alcoólicas, na sua maioria, mas um quinto dos desejos envolvia drogas, incluindo café, cigarros, vinho e cerveja. Outros 16% diziam respeito a atividades como dormir, jogar videojogos e ter relações sexuais.
Segundo o estudo publicado no jornal Addictive Behaviours, os investigadores concluiram que jogar Tetris reduz o desejo de consumir drogas (álcool, nicotina, cafeina) e atividades como sexo e jogo em média 13,9%, mostrando efeitos durante toda a semana.
“Jogar Tetris reduz o desejo por drogas, comida e outras atividades de 70% para 56%. Esta é a primeira demonstração de interferência cognitiva que pode ser usada fora do laboratório para reduzir o desejo por substâncias e atividades que não comida”, refere o autor do estudo, Jackie Andrade.
“Pensamos que o efeito do Tetris se explica porque o desejo envolve imaginar a experiência de consumir uma substância ou fazer certa atividade. Jogar um jogo tão visualmente interessante como o Tetris ocupa os processos mentais que suportam o imaginário; é difícil imaginar algo vividamente e jogar Tetris ao mesmo tempo. Como ferramenta de suporte, o Tetris pode ajudar as pessoas a controlar os seus desejos nas suas vidas diárias e por períodos de tempo prolongados”, acredita o investigador..