De viagem oficial à Colômbia e ao Perú, em conversa “informal” com jornalistas, o Presidente falou em variados temas da actualidade Nacional; o “chumbo” do Tribunal Constitucional, a eventual “venda” da Tap à Avianca, a moção de censura ao Governo, Durão Barroso, Assembleia da República e confiança no governo.
Recordou que enquanto Presidente nunca fez ‘comentários’ sobre tribunais. Colocou o actual chefe de Estado, versus o Primeiro Ministro Cavaco Silva. Lembrou que em 1989 o Tribunal Constitucional “chumbou” legislação laboral do Governo. Por esse facto fez, ao tempo, uma comunicação ao País.
O mesmo Primeiro Ministro, hoje Presidente, re.. viveu que o “seu” Governo, ao tempo, alterou a legislação laboral e, pediu ao Presidente da República (Mário Soares, 1986 – 1996) para submeter de novo, ao TC, essa legislação.
Cavaco Silva versus Cavaco Silva, um em dois! justifica o presente com base em si próprio, ilustra os “passos” de Pedro Passos Coelho, a comunicação ao País, deixa implícitas as alterações aos “Cortes” versus as suas alterações à legislação laboral. Enaltece Durão Barroso, a confiança da AR ao Governo, a eventual venda da Tap à “afamada” Avianca. Isto, no Ar, rumo à Colômbia, ilustre espectador do Governo, da situação política, de si próprio; acompanham-no cerca de 40 Empresários Portugueses.
Lembro o que, ao tempo, o Presidente dos Estados Unidos (John Kennedy, 1917 – 1963) da América disse: “A mudança é a Lei da Vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o Futuro”.