Primeiro, o edifício impressiona. Está instalado entre uma escarpa e o mar, na zona da Calheta, a cerca de 30 minutos do Funchal. Depois, o interior respira história. Trata-se de um antigo engenho de cana-de-açúcar, produto que chegou à Madeira no século XV, e cujas máquinas de transformação ainda podem ser vistas dentro do resort. Finalmente, o serviço, digno de um hotel de cinco estrelas, onde se vive a um ritmo mais calmo, entre os mergulhos na praia de calhau rolado, as braçadas na piscina infinita ou os tratamentos do spa.
O Saccharum – Hedonist Design Resort não é novo. Foi inaugurado em 2015, como parte do grupo Savoy Signature, que tem várias unidades na ilha, mas tem conhecido novidades recentes: cinco novas suites com piscina privada e uma com jardim, menus mais virados para os produtos locais nos restaurantes Trapiche e Alambique, e animação no Calhau Beach Club. Se o turismo da Madeira se caracteriza por uma infinidade de programas para fazer entre passeios de carro pela ilha, aqui o convite é o oposto: chegar, parar e ficar. Até porque há também uma nova aposta no bem-estar e na sustentabilidade. Seja através do spa, com alguns tratamentos relacionados com a medicina tradicional Ayurveda, além de ter uma sala de haloterapia, sauna, jacuzzi, banho turco, ginásio, seja através das sessões de ioga (que podem decorrer, por exemplo, no Bosque do Fanal ou no hotel) ou até da visita à horta, no último andar do hotel.
A decoração é de Nini Andrade Silva, figura máxima do design de interiores da Madeira, em colaboração com o atelier RH+ARQUITECTOS, dentro do universo fabril do antigo engenho que aqui funcionou – por exemplo, há tapetes propositadamente manchados a lembrar o óleo das fábricas e uma piscina de cor cobre em referência a um tanque de mel – e por todo o hotel há alusões à antiga atividade. São 243 quartos e suites no total, alguns remodelados recentemente, como as novas cinco suites que têm uma piscina privada.
No piso superior, com uma vista soberba sobre o Atlântico, fica a piscina infinita, com um bar de apoio, o Trapiche, que vai ser remodelado em breve, mas também o Fly Lounge Bar, onde há espaço para música ao vivo, mas também para aulas de ioga (com marcação prévia). No primeiro piso ficam os dois grandes restaurantes do Saccharum, liderados por Raúl Ferreira e Carlos Gonçalves (este último o chefe executivo do grupo Savoy Signature), o Engenho e o Alambique, o fine dining do hotel, que aposta nos ingredientes da ilha. E basta atravessar a estrada para chegar ao Calhau Beach Club, uma das apostas mais recentes do grupo. Um clube de praia com camas balinesas para alugar, espreguiçadeiras e um restaurante com refeições leves, uma carta de bebidas de verão e uma agenda de música ao vivo para dançar aos fins de semana.
É mesmo a Madeira noutro ritmo.
Rua da Serra D’Água, 1, Arco da Calheta / 291 820 800 / quartos a partir de €250